Boa Prática

15/10/2018

Início > FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO & CADERNO DE TENDÊNCIAS NEGOCIAIS

FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO & CADERNO DE TENDÊNCIAS NEGOCIAIS

Sindicato: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DO ESTADO DO PARANÁ - SINQFAR

Presidente do sindicato: Marcelo Ivan Melek

Mandato: 1/2017 a 12/2023

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Fórum realizado anualmente e que antecede à Assembleia Geral Extraordinária para tratar da Convenção Coletiva de Trabalho. O Fórum é um evento que dá suporte técnico para a Assembleia relativa a Convenção Coletiva de Trabalho. Funciona como uma etapa preparatória para a negociação coletiva. Esta Boa Prática é um espaço onde os associados e não associados terão informações, tais como indexadores econômicos, os dados de mercado dos segmentos em que atuam, indicadores importantes para que tenham uma visão completa e necessária para avaliar o contexto nacional, os resultados de negociações realizadas por categorias afins nos meses em que antecede ao Fórum, o histórico de negociações do Sindicato, enfim, todas as informações necessárias e relevantes a subsidiar o grupo. Com esse subsídio os participantes vão debater e definir patamares econômicos e financeiros que serão sugeridos na Assembleia, para a negociação do Sindicato com o Sindicato Laboral. A forma é extremamente positiva já que possibilita o debate de questões de negociação coletiva, antes da realização da Assembleia e, com isso, de forma mais tranquila e com mais segurança, as decisões em Assembleia serão tomadas. Tais decisões terão um grande e forte impacto nas relações de trabalho, o que pode representar impacto na vida financeira da empresa e em suas decisões estratégicas. E nesse debate todos tem a chance de se manifestar dentro do tema. Assim, definido os patamares de negociação o Sindicato os apresenta na Assembleia, como sugestão do Fórum. Importante registrar, que normalmente, quem participa da Assembleia são as mesmas pessoas que participam do Fórum, com poucas exceções.

Esse evento foi benéfico para o Sindicato visto que aproximou, ainda mais, os associados nas questões associativas; possibilitou contribuir para que o grupo definisse patamares de negociação a ser sugerido para apreciação na Assembleia e, para as empresas o benefício foi o de estar presente num Fórum com direito a fala e ela poder apresentar o pensamento da empresa, levar o resultado para a empresa e, havendo discordância apresentar na Assembleia


Como surgiu a ideia

Tradicionalmente o Sindicato realizava a Assembleia Geral Extraordinária para a realização da Convenção Coletiva de Trabalho e dessa reunião já se definia os parâmetros de negociação a ser apresentada ao Sindicato Laboral. O que se definia na AGE era o fechado para negociação, não se mudava o estabelecido pelo grupo na AGE. O Fórum que antecede é tipo uma primeira instância onde se debate, define e fecha-se o pacote de proposições sugestões a ser apresentada na AGE; mas a AGE é soberana para aceitar ou não todas as sugestões apresentadas pelo Fórum; por isso a importância para o associado; no Fórum são sugeridos os patamares de negociação na esfera econômica e financeira; na AGE poderá ser acatado ou não, ou seja, na AGE o associado poderá ter outro pensamento em face à orientação da empresa. Daí a importância e relevância do Fórum. Em uma apertada síntese a ideia surgiu a partir da necessidade de uma melhor e maior preparação do grupo para a negociação.

Foi feito parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio da Gerencia de Relações Sindicais, a qual faz uma apresentação ao grupo, abordando os indicadores e o ambiente econômico e financeiros do Estado e do País, informações sobre negociações coletivas já fechadas referente a outros Sindicatos no Paraná.

Como fazer acontecer: Para tanto a metodologia utilizada foi o formato de Fórum, com duração de 02 (duas) horas; é elaborado folder informando sobre o evento o qual é enviado a todos os associados e sindicalizados. O diferencial deste evento foi o de demonstrar aos associados a importância de se conversar sobre um assunto espinhoso para a empresa, que é a Convenção Coletiva de Trabalho, num ambiente sem a necessidade de se fechar a proposta em definitivo, aonde a decisão era importante, mas não era a última palavra.

Importante registrar, que o evento foi tomando uma proporção muito grande que inspirou ao Departamento Jurídico do Sindicato a criação, em 2015 do CADERNO DE TENDÊNCIAS NEGOCIAIS. O mesmo está em sua 3ª edição, e é um instrumento importante que subsidia os debates promovidos pelo Fórum de Negociação Coletiva. No Caderno estão reunidos os Indicadores Industriais, dados do cenário econômico, informações sobre o contexto negocial, projetos de lei de grande relevância sobre Legislação Trabalhista além da agenda legislativa da indústria do Estado do Paraná – FIEP.


Principais resultados

É um evento de grande repercussão junto aos associados e sindicalizados; o formato chama a atenção dos Sindicatos pares e da Federação a qual demonstrou, em público no Fórum, interesse em elaborar Caderno nos moldes do apresentado no Sindicato; permite a fidelização dos associados que cada vez participam em maior número desse evento; possibilita, e muito, a valorização da cultura associativa pois o grupo se sente fortalecida nas decisões emanadas por eles. Ressalta, que o Caderno de Tendências serve de suporte e constante consulta nas empresas, para a compreensão de assuntos, bem como para tomada de decisões.



Para as empresas é muito relevante pois elas participam em um Fórum onde podem dar suas opiniões e serem ouvidas; sentem-se importantes por participarem da construção de uma decisão. Consideram que o evento proporciona melhoria no ambiente associativo bem como facilita o processo de comunicação entre empresa e Sindicato.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DO ESTADO DO PARANÁ - SINQFAR/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br