Boa Prática

15/10/2018

Início > ENCONTRO DO G15 E AS LIDERANÇAS EMPRESARIAIS DO SETOR QUÍMICO E FARMACÊUTICO

ENCONTRO DO G15 E AS LIDERANÇAS EMPRESARIAIS DO SETOR QUÍMICO E FARMACÊUTICO

Sindicato: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DO ESTADO DO PARANÁ - SINQFAR

Presidente do sindicato: Marcelo Ivan Melek

Mandato: 1/2017 a 12/2022

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

O projeto inovador surgiu em 2014, inicialmente com o nome de “Almoço do G15”, Grupo das maiores empresas do setor Químico, Farmacêutico e de Cosméticos do Estado do Paraná. Evento exclusivo para CEOs das empresas. O forte desse evento foi o de promover um encontro entre os CEOs – Chef Executive Officer das 15 maiores empresas do setor químico, farmacêutico e de cosméticos para uma conversa informal sobre demandas e interesses comuns e um almoço. Dessa forma o empresário não perderia o seu dia de trabalho. A escolha das empresas teve como critério os maiores valores pagos ao Sindicato a título de Contribuição Sindical somada à Taxa de Reversão Patronal. Esse evento foi idealizado para possibilitar networking entre os participantes do grupo; para o grupo trocar ideias sobre temas comuns a todos; para aproximar os CEOs e para que o Sindicato identificasse demandas comuns das grandes empresas.

Como benefício o encontro foi fundamental para aproximar os CEOs do Sindicato, para eles conhecerem mais de perto as ações do Sindicato pois, via de regra, nas reuniões e Assembleias quem se faz presente são os representantes das empresas e, estes, nem sempre são os CEOs ou Diretores. Para as empresas foi relevante para os dirigentes conhecerem seus pares e ampliar sua rede de contatos, além de poderem sentir de perto, a atuação direta do Sindicato e a força do associativismo. Como diferencial e também como critério de valorização do profissional, é estendido o convite ao representante da empresa junto ao Sindicato pois este, é a pessoa que vive o dia-a-dia do relacionamento Sindicato/Empresa.


Como surgiu a ideia

O problema que inspirou a solução foi a de que dada a baixa frequência de CEOs no Sindicato quando da realização de reuniões e Assembleias, constatou-se a necessidade de se ter um evento em que esses profissionais participassem mais da vida do Sindicato, dos eventos, para conhecer mais a realidade do Sindicato. Além disso, a Entidade Patronal tinha por objetivo conhecer as demandas desse grupo, e assim verificar se os produtos e serviços prestados pelo Sindicato atendiam a tais demandas. Considerou-se, também, que os empresários não gostam de se deslocar de suas atividades no período da manhã ou à tarde, devido a apertada agenda. Porém, todos, via de regra, tem que almoçar. Então, surgiu o Insight, ou seja, por que não fazer um evento na hora do almoço? E essa foi a razão de se fazer esse evento, por meio de um Encontro/Almoço.

Assim foi realizado o primeiro Almoço G15, nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com presença maciça dos empresários, tendo como resultado a aprovação de todos. Como várias empresas solicitaram participar do evento, em face à repercussão do mesmo, o Sindicato ampliou o rol de convidados incluindo todos os associados e convidados. E o nome do evento passou a ser ENCONTRO DO G15 E AS LIDERANÇAS EMPRESARIAIS DO SETOR QUÍMICO E FARMACÊUTICO. Com isso, para dar maior peso ao evento, o Sindicato convidou a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, para uma parceria, aceita de imediato, a qual foi extremamente beneficia para os dois atores. Neste ano de 2018 o evento está agendado para o dia 04.06.18.


Como fazer acontecer

Já no início de cada ano é feito um planejamento estratégico acerca do evento, com sondagens no mercado de quais temas são os mais relevantes para aquele momento/ano, isto é, como fazer um evento de grande interesse para os executivos das empresas. Então, após a definição do tema vetor do evento, é feito um brainstorm na Federação, por meio da Gerência Sindical, locus onde se aprimora e redefine os objetivos, o formato e o conteúdo do evento. Para a realização do evento, o qual conta com o Apoio Financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, uma série de procedimentos são realizados: 1º) 45 dias antes do evento é enviado aos convidados, via eletrônica o SAVE THE DATE; 2º) 20 dias antes do evento é enviado ao convidado um Ofício assinado pelos Presidente da Federação e do Sindicato, para dar uma conotação de unidade associativa ao evento; 3º) 19 dias antes do evento é enviado, via eletrônica, o Convite. Com a relação de convidados, um representante da Federação liga para os empresários convidando-os em nome do Presidente da Federação e um representante do Sindicato liga convidando-os em nome do Presidente do Sindicato.

O diferencial para a realização desse evento foi o da “venda”, da informação sobre o evento, via telefone, aos CEOs, mostrando que o momento era único, raro, impar para um efetivo networking e troca de informações. Além disso, outro ponto relevante é a de que a cada ano temos uma atração diferente: na primeira edição foi um toque de cultura clássica, com a contratação do ator Diego Fortes para declamar o poema Homenagem de Marco Antonio a César, do dramaturgo William Shakespeare, que encantou a todos; no de 2016 a programação teve talk show sobre Direito do Trabalho e uma Roda Viva com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Campagnolo, que abordou o momento de transição econômica e política do País; no último em 2017, tivemos a presença do gerente executivo da CNI, Pablo Cesário, o qual apresentou um amplo panorama do cenário político do País e foi muito aplaudido com excelente repercussão de sua fala. Neste ano de 2018 o evento está agendado para o dia 04.06.18.


Principais resultados

Como resultado quantitativo temos um evento que começou em 2014 com 15 empresas associadas convidadas, a partir do ano seguinte foi ampliado o número de convidados em face à solicitação dos demais associados; atualmente convidamos a todos os associados e ampliamos para convidados de interesse do grupo. Para 2018, espera-se a presença de mais de 70 participantes. O resultado foi além da expectativa, a começar pela presença expressiva de participantes visto que os mesmos participaram ativamente da reunião, expressando suas opiniões e debatendo uma agenda de revelou afinidades coorporativas. Também ao Sindicato foi muito positivo pois possibilitou ao mesmo a oportunidade para apresentar um breve balanço das ações em curso e da política adotada pela entidade.



Além disso, contribuiu para a fidelização dos associados pois mesmo neste momento de instabilidade econômica, todos os associados permanecem no quadro associativo, possibilitando ao Sindicato se tornar cada vez mais forte na defesa dos interesses dos associados. Também o evento tem repercutido positivamente no âmbito empresarial de outros segmentos, com repercussão para a visibilidade institucional, sendo que um dos pontos mais representativos é a reunião, a união da quase totalidade de associados num ambiente comum, demonstrando a importância, a força e a valorização da cultura associativa.  Proporcionou parcerias com a Federação do Estado do Paraná, com a empresa Falavinha Soluções Empresariais, entre outros.

Por fim, o Sindicato conseguiu estabelecer uma agenda de interesse da indústria, a partir das demandas identificadas no evento que são resolvidas pelo próprio Sindicato ou pela Federação conforme o caso. Assim, pudemos aprimorar, criar ou recriar produtos e serviços para os associados, como por exemplo, criou-se um evento que ocorre o ano todo coordenado pelo Departamento Jurídico da Entidade. Para as empresas o evento possibilitou o encontro dos CEOs e Diretores das empresas dos mesmos segmentos num ambiente de interesses comuns para troca de informações; possibilitou conhecer seus pares e pessoas estratégicas das empresas; ampliar o networking.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS DO ESTADO DO PARANÁ - SINQFAR/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br