Boa Prática

15/10/2018

Início > COMUNICAÇÃO DIRETA COM OS TRABALHADORES

COMUNICAÇÃO DIRETA COM OS TRABALHADORES

Sindicato: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAIS ELÉTRICOS DO NORTE DO PARANÁ - SINDIMETAL NORTE

Presidente do sindicato: Valter Luiz Orsi

Mandato: 1/2018 a 12/2022

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Essa boa prática consiste em comunicação direta com os colaboradores, por meio de impressos, no intuito de melhorar o diálogo com eles e o clima organizacional das empresas.



Tivemos ótimos resultados, inclusive de reconhecimento dos colaboradores de que a classe empresarial não quer prejudicá-los, como o Sindicato dos Trabalhadores dissemina por meio de seu caminhão de som.


Como surgiu a ideia

As negociações da Convenção Coletiva de Trabalho do setor metalmecânico de Londrina e região são bem conturbadas.

Desde que o Sindicato dos Empregados assinou um TAC com o Ministério Público, que o proíbe de receber qualquer importância das empresas, mesmo que fundo de profissionalização, a negociação ficou ainda mais complicada.

Em 2013 o Sindimetal Norte PR (na época Sindimetal Londrina), percebeu que as decisões tomadas em assembleia patronal e passadas ao Sindicato dos Empregados (Stimmmel) não eram repassadas na íntegra para os empregados, na assembleia própria deles.

Por exemplo: As empresas elaboravam duas opções para fechamento da CCT, e o Stimmmel apresentava apenas uma aos empregados. Ou as empresas ofereciam algum diferencial e isso não era passado aos Trabalhadores na assembleia.

Observamos que o clima nas empresas, quando se falava de Negociação Coletiva, era hostil e os empregados assimilavam junto ao Sindicato dos Empregados a ideia de que as empresas só faziam propostas inaceitáveis.

Essa falta de transparência com os colaboradores por parte do Sindicato dos Empregados fez com que o Sindimetal Norte PR resolvesse mudar de estratégia, criando uma comunicação direta com os trabalhadores das indústrias.


Como fazer acontecer

A elaboração do comunicado (folder) é feita pelo Sindimetal, com o cuidado de que seja um material colorido, chamativo, que desperte no colaborador curiosidade e interesse em ler.

Linguagem direta e própria para colaborador, imagens, com assuntos de fato relevantes são requisitos básicos para esse material.

Os informes são feitos conforme demanda. Em época de Data Base eles ficam mais frequentes.



A prática iniciou em 2013 e até hoje foram feitas 16 edições de informativos, 14 edições impressas (15 mil impressos em cada edição) e 2 edições apenas virtuais, para inserção no site do Sindimetal (onde as empresas imprimiram uma unidade e inseriram no mural da empresa, conforme orientado pelo Sindimetal).

Esta ação é gratuita e apenas às empresas associadas.

Todas as indústrias possuem cadastro atualizado, com número de funcionários de cada uma. Chegando o material impresso da gráfica, os colaboradores do Sindimetal fazem mutirão para contagem e separação dos lotes de cada empresa.

Devidamente etiquetados, com papel de protocolo para assinatura e com uma carta de apresentação assinada pelo Presidente do Sindimetal, explicando do que se trata o informativo e pedindo a atenção para que seja entregue um a cada colaborador e fixado no mural da empresa, os lotes são despachados por entregadores utilizados pela entidade (mais em conta que Correios).

A despesa deste material é controlada e planilhada.

Eles são enviados apenas para indústrias associadas e sem custo a elas. O requisito é estarem em dia com as contribuições da entidade.

Algumas indústrias se tornaram associadas motivadas por essa boa prática, pois colaboradores de empresas vizinhas de indústrias associadas cobraram da empresa o mesmo tratamento, o envio do informe.

Principais resultados: As empresas dão muitos feedbacks positivos de melhoria de clima, de entendimento do colaborador sobre as negociações e também sobre a importância da comunicação direta e sem julgamentos entre eles e seus gestores.

EVIDÊNCIA DE RESULTADO: Além disso, tivemos outras situações inusitadas, como o cancelamento de uma Assembleia dos Empregados devido ao tumulto que um dos informativos (Edição Dezembro de 2016 – vide anexo) causou no momento da Assembleia. O Sindicato dos Empregados colocou para votação uma opção dada pelo Sindimetal. Entretanto alguns colaboradores (tinha mais de 100 presentes), levantou o informativo do Sindimetal onde explicava que as empresas tinham feito duas propostas para fechamento da CCT. Segundo relatos, a confusão dos trabalhadores junto ao Sindicato deles foi grande, causando o cancelamento da Assembleia, por parte do Sindicato dos Empregados.

Desde então, recebemos muitos relatos de sentimento de valorização por parte dos empregados, junto às empresas e ao Sindicato Patronal.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAIS ELÉTRICOS DO NORTE DO PARANÁ - SINDIMETAL NORTE/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br