Boa Prática

15/10/2018

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APUCARANA FASHION DAY

Sindicato: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DE APUCARANA - SIVALE

Presidente do sindicato: Elizabete Ardigo

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Evento de moda que promove as marcas de Apucarana e região. Desfile das marcas com 4 looks e stands dessas marcas montados no evento para que os convidados (clientes) conheçam de perto os produtos. Oportunidade de negócios, mídia espontânea, visibilidade da marca, proximidade dos clientes, relacionamento e promover a cidade de Apucarana como polo produtor de moda. Atualmente temos confecção de bonés, chapéus, calças jeans, moda feminina e masculina, entre outros. Temos empresas licenciadas que produzem para as marcas adidas, Calvin Klein, Wilson, Olympicos, entre outras marcas. Sendo assim, os produtos produzidos aqui são de extrema qualidade, por isso o sindicato realiza anualmente o Apucarana Fashion Day, que está indo para 4ª edição, afim de divulgar o que Apucarana tem de melhor em produtos.


Como surgiu a ideia

A ideia surgiu através de um grupo de estilistas formado pelo sindicato, o grupo composto por profissionais de criação, demandou a realização de um desfile das peças confeccionadas pelo grupo, para mostrar e valorizar o trabalho deste profissional que é uma peça tão importante nas empresas. O sindicato viu nesta demanda a oportunidade de evidenciar as empresas associadas, promovendo também um desfile das marcas, assim teríamos 2 etapas: desfile da criação de produtos do grupo (que valoriza o profissional) e desfile das marcas (que são as empresas associadas ao sindicato). Chegamos a conclusão que o evento estava tomando uma grande proporção, então resolvemos convidar para ser parceira a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que tem o Curso de Design de Moda. Essa parceria resultou em mais uma etapa no evento, que seria um Concurso dos Alunos do Curso de Moda, afim de divulgar o curso que Apucarana tem e que forma profissionais para as indústrias de confecção.

Convidamos a prefeitura para apoiar, pois este evento divulga o nome da cidade, e precisaríamos do apoio dela com a imprensa. Convidamos a Associação Comercial também para ser parceira e a FIEP/PR foi patrocinadora do evento, assim como o SEBRAE que contribuiu com serviços prestados de consultoria.


Como fazer acontecer

A primeira etapa foi apresentar o projeto as empresas para sabermos se elas teriam interesse em participar, logo após enviamos o projeto aos possíveis parceiros, assim que recebemos a reposta de apoio e patrocínio, fizemos os materiais de divulgação. O grupo de estilistas começou a desenhar as peças e enviar para confeccionar, os consultores contratados começou a visitarem as empresas para prospecção e a universidade divulgou o edital para o concurso dos alunos do curso de moda. Nos dois primeiros meses foram intensos, muito trabalho para prospectar e preparar as empresas para o Apucarana Fashion Day. Pois cada empresa deveria ter 4 looks exclusivos para o evento, a consultoria deu todo suporte para as empresas. Os alunos que se inscreveram no concurso também receberam o tecido para confeccionar os looks e tiveram todo suporte para tirar as dúvidas.

Investimento econômico: Na primeira edição o sindicato conseguiu um patrocínio financeiro de 15 mil reais que foi investido em mão de obra para confecção dos looks do grupo de estilistas, materiais gráficos (folder, cartaz, convites, etc.), Aluguel do local onde seria o evento, estrutura de som, iluminação, passarela, Filmagem, assessoria de imprensa (conseguimos uma parceria para redução do custo), fotos (conseguimos parceria para isentar o custo), decoração, água, estrutura dos stands, etc.

Investimento Humano: O sindicato possui uma única funcionária que é a executiva, está se encarregou de promover todo o evento, realizando a inscrição dos alunos, empresas, recebimento, pagamentos, prestação de contas, entre outros serviços antes, durante e pós evento. A presidente também vestiu a camisa e colocou seu carro a disposição para contratação de serviços, auxilio e toda preparação.

O pulo de gato é a proximidade de pessoas e instituições, o relacionamento com esses, proporcionou alcançarmos um resultado maior. Por exemplo, com a prefeitura conseguimos apoio da imprensa, com a Sanepar conseguimos mais de 500 copos de água, com o Sebrae conseguimos serviços de consultorias, com pessoas físicas conseguimos fotos, assessoria de imprensa e mão de obra na arrumação do salão.


Principais resultados

O sindicato teve maior visibilidade, conseguiu novos associados que participaram do Apucarana Fashion Day, podemos dizer que 5% de aumento no quadro sindical e 30% de renda financeira no mês.

As empresas que participaram do evento tiveram acesso a uma listagem de convidados, com dados pessoais, e-mails e telefones, essa lista contribuiu para as empresas fazer contato e oferecerem os produtos. No dia do evento a empresa conversou pessoalmente com os convidados nos stands, entregando materiais e mostrando os produtos confeccionados, algumas empresas venderam na hora os produtos. Podemos dizer que a empresa associada teve acesso a novos mercados, oportunidade de fechar negócios e aumento de vendas.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DE APUCARANA - SIVALE/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br