Boa Prática

15/10/2018

Início > GRUPOS DE TRABALHO

GRUPOS DE TRABALHO

Sindicato: SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DE APUCARANA - SIVALE

Presidente do sindicato: Elizabete Ardigo

Mandato: 1/2017 a 12/2020

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Grupo de Trabalho com Profissionais de Recursos Humanos tem a característica de reunir os profissionais de RH das empresas associadas, levantar as demandas e trazer soluções que sejam relevantes para o desenvolvimento de gestão de pessoas.



O profissional é o canal para entendermos quais são as dificuldades que a empresa passa na gestão de pessoas, quando entendemos quais são as necessidades, montamos treinamentos, workshops e cursos para solucionar as problemáticas levantadas. O empresário vê resultados em dispor o tempo do colaborador para participar mensalmente das reuniões, pois aquilo que o colaborador aprende é colocado em prática dentro das empresas, pois o sindicato pede aplicabilidade do conhecimento. Atualmente o grupo conta com mais de 20 profissionais de RH e completa neste ano 8 anos de atuação. É um dos serviços oferecidos pelo sindicato que tem sido visto como um dos melhores benefícios.


Como surgiu a ideia

A ideia foi inspirada na época por um colaborador de uma empresa associada, ele mesmo pediu espaço no sindicato e começou a fazer mediação do grupo, o sindicato percebeu que o grupo foi aumentando e cada dia tinha novos profissionais participando, inclusive de outros segmentos, então o sindicato tomou a frente e fez parcerias com psicólogos, contadores, advogados e professores, assim cada encontro convidávamos um destes profissionais para debater um assunto da área de RH, todos os anos estudamos a Convenção Coletiva do Trabalho e uma vez no mês fazemos um debate para tirar todas as dúvidas.


Como fazer acontecer

1º Etapa: Reunir os profissionais de Recursos Humanos, trazer um tema da área para abertura do primeiro encontro, colocar uma pessoa para fazer a mediação do grupo.



Apresentar o objetivo do sindicato em montar um Grupo de RH.

Apresentar um cronograma de atividades, como debates, treinamentos, visitas técnicas, workshop, etc.

Fechar os eventos com a data do próximo encontro e pauta sugerida.

Montar um grupo no WhatsApp para que estes profissionais de mantenham em comunicação uns com os outros e antenados para as informações que o sindicato vai passar, como alterações e Mudanças em Leis Trabalhistas, vagas de empregos, etc.

Custos envolvidos: Materiais eletrônicos de divulgação nas mídias sociais.

Uma pessoa para fazer a mediação do grupo.

Parcerias com faculdades, agências de empregos, psicólogos, advogados, contadores.

Comunicação com estes profissionais, enviando informações diárias sobre tudo que acontece na área e no setor.

Fazer prospecção de currículos, montar um banco de currículos para quando estes profissionais precisarem o sindicato tenha quem indicar.

O que tornou possível a concretização deste grupo foi a persistência, pois desde quando começou tivemos algumas pessoas que saíram e outras que entraram, mas nunca perdemos a essência e nem a vontade de continuar. Hoje podemos dizer que este grupo é o único em Apucarana, e talvez o único no Estado todo do Paraná que inclui somente profissionais da área de RH do Vestuário.


Principais resultados

Novos Associados, fidelização dos associados que já estavam no sindicato, mídia espontânea, visibilidade do sindicato, receita para o sindicato através dos cursos e treinamentos, valorização da cultura associativa. As empresas associadas obtiveram resultados satisfatórios nas boas práticas aplicadas através do conhecimento adquirido no grupo, colaboradores mais motivados em trabalhar e fazerem o melhor pelas suas empresas, um ambiente favorável para trabalhar, um clima organizacional tranquilo e aumento na produtividade, pois colaboradores felizes e motivados produzem mais em seu trabalho. Podemos dizer que a cada dia temos novos integrantes no grupo, estamos ganhando credibilidade e confiabilidade do empresário.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DE APUCARANA - SIVALE/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br