Boa Prática

15/10/2018

Início > CAFÉ DA MANHÃO NO SIMADI

CAFÉ DA MANHÃO NO SIMADI

Sindicato: SINDICATO DA INDÚSTRIA DA MADEIRA DE IMBITUVA - SIMADI

Presidente do sindicato: José Rosalvo Bobato

Mandato: 1/2018 a 12/2019

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Consiste em um projeto intitulado “Café da Manhã” realizado na sede do Sindicato, com a presença das empresas associadas, seus contadores, técnicos de segurança, departamento de RH e convidados, não tendo nenhum custo para os participantes.



Como principais objetivos, atrair cada vez mais as empresas associadas, bem como empresas convidadas, para participarem das ações sindicais, reforçando assim o papel institucional da entidade, fomentando novas empresas a se associarem, propiciando assim o crescimento e fortalecimento da entidade, de fomentar parcerias com demais atores da sociedade e reforço da fidelização das industrias associadas.

As empresas por sua vez participam através dessas agendas, de discussões de temas atuais e inerentes a sua rotina de produção e de administração, de uma troca constante de experiências entre seus diretores e executivos, de novos conhecimentos sobre os temas abordados, sempre com profissionais de diversas áreas jurídicas, contábeis, comerciais, etc.


Como surgiu a ideia

Com a rotina de visitas constantes que a executiva do Simadi promove junto a suas empresas associadas, a demanda e a decisão do formato dos eventos desenvolvidos surgiram em especial com conversas com departamentos de Rhs das indústrias e gerentes de produção. Estes grupos de pessoas tinham as mesmas duvidas e necessidade de conhecimento de temas comuns, mesmo sendo de empresas de vários formatos.

 Assim, após condensadas as demandas e informações comuns entre as empresas, definimos pela realização de um primeiro encontro para compartilhar conhecimento e troca de experiências, em relação a padronização dos procedimentos realizados nos departamentos de Rhs das empresas.



Para auxiliar nos procedimentos e conteúdos, o escritório jurídico que já atende o Sindicato se colocou à disposição, sem custos, para formatar as informações, com os temas sendo definidos em conjunto com a Diretoria do Sindicato.

Na sequência, também buscamos parcerias com o SESI/SENAI para conteúdos e assuntos inerentes a vários temas, bem como com o Sindicato da Madeira de Irati, cidade muito próxima e com praticamente as mesmas características, para divulgação e promover desses encontros. 

Como fazer acontecer: Etapas: A pesquisa e o conhecimento das demandas junto as empresas; identificar o melhor parceiro (s) para ministrar o tema elencado para o encontro do mês; ações com todas as empresas e com os diversos parceiros envolvidos (ex associação de contadores, OAB, etc.) para divulgação do evento.

Os custos incidentes são apenas as despesas com alimentação e café da manhã servido a todos, que é variável com o número de participantes. São custos relativamente baixos, pois praticamente todas as ações são feitas internamente com nossa equipe, e entre os parceiros terceiros que ministram as informações não são cobrados honorários.

Entendemos que é uma contrapartida natural que um profissional de determinada área esteja tendo a oportunidade de participar do evento e ministrar informações para uma plateia específica e qualificada de industriais. Isso também é uma prática que adotamos com as casas Sesi e Senai.


Principais resultados

Com a sequência de eventos realizados houve uma melhora gradativa da adimplência das mensalidades e da contribuição associativa, tendo assim um melhor resultado de caixa da entidade. Também ocorreu aumento da fidelização e da presença dos associados nos eventos promovidos, uma melhor valorização e entendimento da cultura associativa e da necessidade das empresas se unirem em temas e ações comuns, e certamente a melhora da visibilidade institucional do Simadi.

Outro resultado expressivo alcançado foi o valor arrecadado com a contribuição sindical em 2018, justamente no momento que a Modernização Trabalhista deixou de ser obrigatória, fato que trouxe grande preocupação para todos os sindicatos, identificamos uma queda de apenas 7.33% com base no valor arrecado do ano anterior. Consideramos que 93% de desempenho na contribuição sindical deve-se muito as ações realizadas.

Também os eventos garantiram uma grande presença de empresários, RHs, contadores, técnicos de segurança, gerentes de produção, que muitos deles a tempos não frequentavam de forma presencial as nossas ações, proporcionando assim, importante entendimento coletivo e padronização das informações recebidas.

O público desde o primeiro evento só tem aumentado, com 12 participantes no primeiro evento e com 82 participantes no último evento do mês passado.

O “Café da manhã no Simadi” acabou atraindo também empresas interessadas regionais, onde estamos tendo adeptos que viajam em torno de 150 km para participarem dos encontros.



Desde o início já foram abordados variados temas: Aviso Prévio, Jornada de Trabalho I, II e III, O Poder punitivo do Empregador, Faltas justificadas e injustificadas, Reforma Trabalhista, etc, e em 2018 ano já iniciamos com o tema do E-social, com foco na Saúde e Segurança no Trabalho.

A parceria, participação de técnicos e exposição das casas do Sistema FIEP, Sesi, Senai e IEL durante esses eventos, também acabou gerando muitas propostas/contratos efetivos com clientes novos.

Para o escritório jurídico que nos assessora nos eventos e ministra a maioria dos temas, também obteve ganho de novos contratos e prestação de serviços com as indústrias associadas.



Ou seja, esse projeto é um ganha - ganha de todos os atores envolvidos no processo, em especial o fortalecimento institucional e prático do Simadi, tanto para com seu público interno como para público externo, convidados e órgãos diversos da sociedade.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA MADEIRA DE IMBITUVA - SIMADI/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br