Boa Prática

15/10/2018

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Sindicato: SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO PARANÁ - SINDUSCON PR

Presidente do sindicato: Sergio Luiz Crema

Mandato: 1/2017 a 12/2019

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017

Raio-X da prática

Dentro do planejamento estratégico anual do Sindicato, destacam-se algumas ações.



REDUÇÃO DE DESPESAS ATRAVÉS DE REVISÃO E RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS

Ao se contemplar as áreas e gargalos financeiros, foi levantado que tanto a revisão e renegociação de contratos com fornecedores seria uma medida plausível. Assim foram analisados e revisados mais de 50 contratos vigentes. Esta revisão e renegociação trouxe um ganho financeiro anual expressivo para o Sindicato.



 RECEITAS



Procurou-se novas fontes de receitas através dos mesmos canais de comunicação e por inovações tecnológicas. Um canal utilizado e que respondeu bem foi o de Promoções através de nossos meios de comunicação e venda de espaço para publicidade.



INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Aquisição de um novo controle de gestão ERP, para agilizar e documentar de uma forma mais eficiente os dados Administrativos e Financeiros.



REESTRUTURAÇÃO INTERNA



Com um novo ERP e uma reestruturação interna, o Sinduscon-PR iniciou sua capacitação para os novos desafios que estão por vir. Foi elaborado um novo organograma, contratado novos profissionais, criada uma equipe de faturamento mais sólida.


Como surgiu a ideia

Planejamento Estratégico



Como é costume, no início de cada ano fiscal o SINDUSCON-PR realiza reuniões de planos de ação. Entre as estratégias do ano foi detectada a necessidade de revisão e analise dos contratos existentes. Esta necessidade surgiu devido aos futuros desafios de sustentabilidade do Sindicato. Outra ação para agilizar as receitas foi o de vender espaços de publicidade em nosso canais pré-existentes.


Como fazer acontecer

Revisão de Contratos



Negociações



1) Levantamento de contratos existentes;

2) Analise dos contratos;

3) Decisão do setor que iria negociar os contratos – no caso compras;

4) Contato com todos os fornecedores, chamando os mesmo para conversar e entrar em acordo;

5) Foi solicitado um % de redução de valores e aguardada uma contraproposta;

6) Em comum acordo foi elaborado um novo contrato com os devidos entendimentos;

7) Caso não houvesse acordo o contrato era cancelado ou um novo fornecedor era procurado;

A elaboração de planos e de ação e planejamento estratégico ajudaram a detectar os pontos que poderiam ser abordados para uma maior eficiência e economia do Sindicato.





Espaço de publicidade



- “Se vira nos Sete” – espaço publicitário em reunião de associados para empresas poderem se promover em 7 minutos;

- Informativo – espaços reservados para publicidade em nosso informativo impresso (tiragem Mensal). Rodapé e/ou Meia Página;

- Site – Banner fixo 90 dias – Banner fixo 15 Dias.


Principais resultados

As práticas colocadas neste projeto resultaram em uma economia substancial acima de 100 mil reais anuais e mais de 20mil em espaço publicitário. Neste sentido o Sindicato pode se reestruturar melhor e alocar os valores economizados para melhor atender os seus associados. O estreitamento com os fornecedores já existentes e a confiança dos mesmos foi reforçada. Assim, estreitando os laços de parceria. Ao mesmo tempo com sua reestruturação interna, os objetivos de atender o associado com mais rapidez e precisão continuam em andamento.

PS: como evidências, somente poderemos apresentar os números em tabela devido ao sigilo com os fornecedores e espaços vendidos.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO PARANÁ - SINDUSCON PR/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br