Boa Prática

15/10/2018

Início > ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO ENTRE O SECONCI PARANÁ E SESI PARANÁ.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO ENTRE O SECONCI PARANÁ E SESI PARANÁ.

Sindicato: SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO PARANÁ - SINDUSCON PR

Presidente do sindicato: Sergio Luiz Crema

Mandato: 1/2017 a 12/2019

Federação: FIEP - PR

Início de execução da prática: 1/2017
Fim de execução da prática: Até o presente

Raio-X da prática

PARCERIA DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO ENTRE O SECONCI PARANÁ E SESI PARANÁ, tem como objetivo um programa de parceria, no qual o sistema FIEP repassa verba para a manutenção e melhoria dos serviços de assistência odontológica do Seconci Paraná, para execução do atendimento aos trabalhadores das empresas do setor da construção civil associadas. Justifica-se a parceria, devido o setor da construção civil ser um dos grandes contribuintes do Sistema S.


Como surgiu a ideia

O Seconci Paraná nasceu com a missão de prestar serviços assistenciais aos trabalhadores da construção civil. O perfil do público atendido pela entidade é de trabalhadores, em sua maioria, provenientes de famílias de baixa renda, sem muita escolaridade e pouca qualificação profissional. Notou-se, entre as necessidades, a carência de atenção básica e cuidados com a saúde.

Diante do cenário da saúde no País, o Seconci Paraná, por meio de sua função social, oferece aos trabalhadores atenção odontológica integral. O atendimento vai além de prevenir e curar doenças, os dentes são restaurados em sua totalidade (forma e função), há reabilitação da função mastigatória, restabelecimento fonético e estético do trabalhador. São oferecidas as especialidades de dentística restauradora, estética, endodontia (tratamento de canal), periodontia, cirurgia ambulatorial, diagnóstico e prótese dental.

Como fazer acontecer: O setor odontológico começou com procedimentos básicos e uma equipe de profissionais bastante enxuta. No entanto, as demandas dos trabalhadores foram aumentando gradativamente, o que fez com o Seconci Paraná reavaliasse e expandisse a gama de serviços em prol do trabalhador do setor.

As empresas associadas foram beneficiadas com a continuidade e aumento da prestação de serviços e atendimento, inclusive nos canteiros de obras das empresas localizadas em Curitiba e Região Metropolitana através da Unidade Móvel Odontológica.

Meios utilizados:

• Manutenção estrutural do serviço odontológico, que é composto de 13 (treze) consultórios, uma sala de RX, um escovódromo, um almoxarifado, um expurgo, uma sala de esterilização, um arquivo e uma sala de coordenação;



• Manutenção dos serviços prestados através dos procedimentos preventivos, curativos e reabilitadores;



• Manutenção da oferta das campanhas educacionais internas e externas, que foram realizadas através de palestras educativas, distribuição de material institucional e kits de higiene bucal.



• Manutenção da prestação de serviços através da Unidade Móvel Odontológica nos canteiros de obra;



• Manutenção do quadro de profissionais técnicos do setor, como dentistas e auxiliares;



• Manutenção do quadro de profissionais indiretos do setor, como zeladores, recepcionistas e vigia;



• Investimento em treinamento e reciclagem destes profissionais;



• Investimento em material de consumo e instrumentais para a realização dos procedimentos;



• Investimento em manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, aquisição ou substituição quando for necessário;



• Investimento em material de limpeza, assepsia e controles de esterilização para a manutenção do ambiente salubre;



• Investimento em manutenção e adequação do ambiente de trabalho;



• Manter a oferta do serviço de reabilitação mastigatória integralmente gratuito e de cunho social. Proporcionar ao trabalhador a possibilidade de substituir os dentes perdidos e minimizar suas consequências através da oferta de próteses totais, parciais, unitárias e placas miorrelaxante para o tratamento de bruxismo;



• Investimento na manutenção do sistema da qualidade para a obtenção e manutenção da Certificação ISO 9001.


Principais resultados

No ano de 2017, foram registrados:



A) na Unidade Móvel, 2627 procedimentos, 2923 dentes tratados de um total de 370 pacientes atendidos;

B) no Seconci Curitiba, 34341procedimentos de um total de 11696 pacientes atendidos;

Estes atendimentos são reconhecidos pelos trabalhadores e pelas empresas associadas como um ponto forte do convenio médico odontológico que o Seconci Paraná vem prestando aos seus associados. A Valorização dos trabalhadores é visível e reconhecida pelas empresas associadas. O Seconci Paraná destaca-se por este atendimento em parceria com o SESI Paraná, estreitando os laços destas duas instituições.

As campanhas e orientações constantes aos trabalhadores elevam a qualidade de vida dos mesmos.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEP - PR.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO PARANÁ - SINDUSCON PR/PR: maria.lopes@sistemafiep.org.br

FIEP - PR: ger.sindicatos@fiepr.org.br