Boa Prática

13/7/2018

Início > DIAGNÓSTICO PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE VEÍCULOS GRATUITO

DIAGNÓSTICO PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE VEÍCULOS GRATUITO

Sindicato: SINDIREPA - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Roraima

Presidente do sindicato: João da Silva

Mandato: 1/2014 a 12/2018

Federação: FIER

Início de execução da prática: 1/2016
Fim de execução da prática: Até o presente

Raio-X da prática

A ideia surgiu como uma demanda do SINDIREPA/RR de contemplar em seu portfólio ações de cunho social, ambiental e empresarial, com o intuito de orientar os condutores de veículos automotores sobre reparos e manutenção em seus automóveis, direcionando as demandas para empresas associadas especializadas, de acordo com as necessidades de cada clientes. A prática gera ganhos para os condutores de veículos com identificação de reparos nos veículos, para as empresas associadas que recebem as demandas dos diagnósticos e para o Sindicato que mantém sua imagem institucional consolidada como agente promovedor da ação perante a sociedade e as empresas associadas.


Como surgiu a ideia

A ideia foi instituída e aprovada pela Diretoria do sindicato, na qual pode-se perceber que todos os envolvidos sairiam ganhando. Centralizando o diagnóstico prévio de manutenção em veículos na sede do Sindicato, que posteriormente direciona as demandas às empresas associadas especializadas, gerando aumento de demandas as mesmas.


Como fazer acontecer

Trata-se de uma ação realizada pelo sindicato que acontece todos os sábados, que beneficia condutores de carros e motos com serviços de revisão preventiva do transporte, na identificação de possíveis falhas que podem causar danos e prejuízos. Após o processo de revisão e identificado do problema, o cliente é orientado a levar o seu transporte para um profissional da sua confiança, que pode ser uma das empresas associadas ao sindicato. É realizada revisão de mais de 30 itens para carros e 10 itens para motos, dentro do check-list que é utilizado na metodologia.


Principais resultados

Com a ação, o SINDIREPA/RR obteve ganhos de imagem institucional na manutenção e retenção de empresas associadas e reconhecimento perante a sociedade. Ganhos para as oficinas reparadoras que tiveram mais demandas com o direcionamento pós diagnóstico da revisão e ganhos para o condutor que podem fazer a revisão preventiva gratuita em seu veículo com a proposta de um transporte mais seguro. Além disso, o SINDIREPA/RR aderiu à Campanha da Fraternidade em 2016, que disponibilizou postos de coleta de óleos de cozinha em algumas oficinas de Boa Vista, para destinação à Fazenda Esperança, instituição parceira que reabita dependentes químicos e utiliza o óleo de cozinha para fabricação de sabão. Neste mesmo âmbito de sustentabilidade ambiental, o Sindicato firmou convênio com a empresa Eternal, com a finalidade de dar destinação correta do óleo lubrificante de veículos de clientes das empresas associadas.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIER.

SINDIREPA - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Roraima/RR: silvajorr21@gmail.com

FIER: cpas@fier.org.br