Boa Prática

13/7/2018

Início > SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA PARA O EMPRESÁRIO DA REPARAÇÃO

SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA PARA O EMPRESÁRIO DA REPARAÇÃO

Sindicato: SINDIREPA RIO

Presidente do sindicato: CELSO MATTOS

Mandato: 1/2015 a 12/2018

Federação: FIRJAN

Início de execução da prática: 8/2017
Fim de execução da prática: 01/03/2018

Raio-X da prática

A energia elétrica é um insumo básico de extrema importância para a indústria, por isso sua qualidade e oferta a um valor justo é fator predominante para desenvolvimento sustentável de toda cadeia produtiva.


Como surgiu a ideia

Diante da missão do sindicato em ser uma central de negócios que desenvolva o setor de forma sustentável firmamos parcerias com diversos sindicatos, integrando e convergindo serviços.

Nosso sistema elétrico vive a beira do colapso com constantes apagões, riscos de racionamento, e uma conta de energia cada vez mais alta. Cada vez se faz mais necessário encontrar formas de ter uma energia de qualidade e a um preço justo, visto que é um recurso fundamental para o desenvolvimento da indústria.   

O sindicato buscou e encontrou uma alternativa viável e sustentável para seus associados, a parceria com o SINDISTAL para o projeto de instalação de placas solares, que proporcionam uma economia considerável e ganhos para o meio ambiente.


Como fazer acontecer

Pensando em oferecer um uma opção de energia limpa e a um preço módico o Sindicato, em parceria com o Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro (SINSDISTAL), passou a oferecer às empresas associadas soluções de eficiência energética para as suas instalações, com qualidade e condições especiais para aquisição de placas solares, possibilitando a redução significativa das contas de energia elétrica em prazos de retorno de investimento inferiores a cinco anos.

 


Principais resultados

Em um case específico, depois do estudo de viabilidade técnica e operacional e o ganho com o desenvolvimento do projeto de eficiência energética fará com que em quatro anos o empresário associado não gaste nenhum real com consumo de energia, ou seja, resultará no caso de economia próximo a R$60.000,00/ano, além do quesito qualitativo em aumento de entrega de produtos eficientes. A empresa também agrega o valor de ser ecologicamente correta, que acarreta em benefícios para sua imagem institucional. Para o sindicato, além de demonstrar um viés sustentável, houve em vinte dias dez novas associações para um público de vinte pessoas que foram ofertadas, a implantação do primeiro associado está prevista para junho de 2018.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato.

SINDIREPA RIO/RJ: celso@sindirepa.org.br