Boa Prática

13/7/2018

Início > SOLUÇÃO PARA DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

SOLUÇÃO PARA DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Sindicato: Sindicato das Industrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso - SIMNO

Presidente do sindicato: Paulo Augusto Veronese

Mandato: 1/2018 a 1/2020

Federação: FIEMT

Início de execução da prática: 1/2016

Raio-X da prática

Criamos uma solução para o pó de serra oriundos da industrias madeireiras, um produto final que será usado na própria região beneficiando nossas Industrias e comunidade em geral, sendo ela ambientalmente correta sustentável e economicamente viável, fortalecemos nossa relação com nossos associados proporcionando uma solução viável papa o problema de destinação final dos resíduos sólidos e também melhorando a receita do nosso Sindicato fortalecendo o sistema indústria.


Como surgiu a ideia

Tivemos duras investidas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, na região Noroeste do Estado, iniciando pela cidade de Colniza MT, onde 04 empresas foram embargadas por este órgão, onde foi cobrado a destinação final de resíduos sólidos oriundos do Setor de Base Florestal no caso pó de serra. Os dispositivos legais aplicados foram: Lei Federal 9605/98; Decreto Federal 6514/08; Lei 12.305/2010, fomos acionados para irmos imediatamente negociar para encerrar a investida evitando o embargo de mais 45 industrias, onde tivemos pleno sucesso onde firmamos um Tac junto com o ministério público e prometemos apresentar uma solução para as indústrias.


Como fazer acontecer

Começamos os testes com pó de serra, onde vimos que a única solução seria criar um produto que fosse consumido na própria região devido a dificuldade de logística, adquirimos uma bactéria para iniciarmos os testes, onde montamos um sistema onde em 30 dias nossa compostagem fica pronta para uso em recuperação de áreas degradadas, recuperação de pastagens, plantações de café na região tivemos apoio do Cipem e Famad para realizarmos as pesquisas iniciais onde o grande pulo do gato foi a inscrição deste projeto na Projeto de Inovação do SENAI onde o mesmo foi aprovado, com isso fortalecemos nosso sistema, onde elevamos o nome do Sindicato e do SENAI.


Principais resultados

Conseguimos uma área para iniciarmos o processo de fabricação do nosso composto, com isso nossas industrias estarão trabalhando de forma correta dando destinação final ao pó de serra problema este que vinha sendo problema a mais de 30 anos, agora oferecemos a nossas industrias a possibilidade de Plano de gerenciamento de resíduos sólidos PGRS viável. Porem para a indústria usar este espaço para destinação, as empresas precisam estar filiadas ao nosso Sindicato, estar em dia com todas contribuições legais vigentes com nossa Federação e as mensalidades com nosso Sindicato. Este composto será comercializado na região, onde, salvo as despesas as demais receitas serão revertidas para a melhoria do atendimento aos Sindicalizados. Levaremos esta solução para todas as Industrias da nossa base. Uma solução ambientalmente correta, sustentável e economicamente viável, mudando significadamente a imagem do nosso setor proporcionando para a região um produto final 100% orgânico, o que era um grande problema se tornou uma grande solução.


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMT.

Sindicato das Industrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso - SIMNO/MT: edinho.simno@gmail.com

FIEMT: pda.ueda@fiemt.com.br