Boa Prática

20/11/2017

Início > REUNIÕES ITINERANTES

REUNIÕES ITINERANTES

Sindicato: Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA/MA)

Presidente do sindicato: Antonio Rosa Cruz Pereira

Mandato: 7/2015 a 8/2019

Federação: FIEMA

Início de execução da prática: 4/2012
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

As Reuniões Itinerantes são eventos promovidos para apresentar o SINDIREPA/MA aos empresários locais e fortalecer os vínculos entre os empresários do setor. A pauta dos encontros contempla temas de conjuntura, serviços do sindicato e benefícios da FIEMA. A empresa anfitriã também apresenta sua experiência, sucessos e dificuldades.


Como surgiu a ideia

A motivação para a prática foi a baixa participação de associados nas reuniões do SINDIREPA/MA, atribuída à distância do sindicato e à falta de tempo dos empresários. A ideia surgiu em um curso executivo para lideranças sindicais, no qual foi apresentado o vídeo de um encontro promovido por um sindicato para a confraternização de seus associados.

A proposta de realizar um encontro semelhante foi aceita com entusiasmo na plenária do SINDIREPA/MA, pois representava a oportunidade de estreitamento de parcerias e amizades.


Como fazer acontecer

As reuniões são realizadas na empresa anfitriã e o SINDIREPA/MA fornece o coffee break com mesas e cadeiras, se necessário. Os eventos servem para trocas de experiências e motivação para o encontro seguinte. Ao final das discussões, um dos associados presentes se candidata para ser o anfitrião do evento seguinte. Geralmente, a empresa que organiza a Reunião Itinerante abre o encontro para apresentar experiências de sucesso e dificuldades.

A proposta é ampliar as Reuniões Itinerantes e apresentar, em cada sessão, soluções para dúvidas técnicas, trabalhistas, contábeis e legais. As discussões permitem ainda identificar empresas para as quais o SINDIREPA/MA possa oferecer cursos em parcerias com o SESI/SENAI.


Principais resultados

As Reuniões Itinerantes fortalecem o associativismo. Como resultado direto da prática observou-se um aumento de 30% no número de empresas associadas.  


Termômetro da boa prática

Complexidade: Baixa

Investimento: Baixo

Retorno institucional: Médio

Contribuição para a competitividade: Baixa

 


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEMA.

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA/MA)/MA: pda.fiema@gmail.com

FIEMA: presidencia@fiema.org.br