Boa Prática

20/11/2017

Início > VISITAS TÉCNICAS

VISITAS TÉCNICAS

Sindicato: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Amélia Rodrigues, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos (SIMMEFS/BA)

Presidente do sindicato: Luiz Fernando Kunrath

Mandato: 4/2015 a 4/2018

Federação: FIEB

Início de execução da prática: 4/2015
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

As Visitas Técnicas criadas pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Amélia Rodrigues, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos (SIMMEFS/BA) têm o objetivo de fornecer orientações jurídicas voltadas às questões trabalhistas para as empresas do setor eletrometalmecânico da região. Executivos do SIMMEFS/BA, em parceria com técnicos do SESI, SENAI e IEL vão até as empresas associadas, analisam os problemas enfrentados por elas e levam orientações sobre ações preventivas ou encaminhamentos jurídicos.


Como surgiu a ideia

A boa prática foi motivada pela necessidade de aproximação do SIMMEFS/BA com as empresas da região de Amélia Rodrigues, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, uma vez que se detectou a existência, por parte do setor, de demandas por orientações preventivas nas áreas jurídicas e trabalhistas. O sindicato detectou grande incidência de ações judiciais e aplicação de multas contra as empresas e adotou a ação para proporcionar instrução qualificada e ajudar as associadas a solucionar os problemas.


Como fazer acontecer

Após diagnosticar a demanda do setor eletrometalmecânico, o SIMMEFS/BA estabeleceu parcerias com o SENAI, SESI e IEL e contratou um executivo e um técnico sindical com experiência nos temas a serem abordados. Em seguida, passou a realizar visitas técnicas, oferecendo atendimento personalizado às empresas, com aconselhamento sobre as medidas legais cabíveis mais adequadas para a associada evitar ou superar problemas judiciais.


Principais resultados

As Visitas Técnicas possibilitaram a aproximação do SIMMEFS/BA das associadas, melhorando a imagem da entidade, fortalecendo o associativismo e fidelizando as empresas. O Sistema FIEB, incluindo SESI, SENAI e IEL, se fortaleceu e registrou ganhos de imagem junto ao setor. As empresas passaram a contar com assessoria personalizada e registraram redução significativa no número de multas e ações trabalhistas. A redução de ações judiciais melhorou a imagem do setor perante a sociedade e tornou mais favorável o ambiente de negócios. As empresas filiadas ao SIMMEFS/BA passaram a operar com maior segurança jurídica, ganhando mais eficiência e produtividade ao dedicar mais atenção às suas atividades.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Média

Investimento: Médio

Retorno institucional: Alto

Contribuição para a competitividade: Alta


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FIEB.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Amélia Rodrigues, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos (SIMMEFS/BA)/BA: grs@fieb.org.br

FIEB: grs@fieb.org.br