Boa Prática

20/11/2017

Início > SEMANA DO PLÁSTICO

SEMANA DO PLÁSTICO

Sindicato: Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (SINDIPLAST/ES)

Presidente do sindicato: Gilmar Guanandy Régio

Mandato: 4/2016 a 4/2019

Federação: FINDES

Início de execução da prática: 1/2008
Fim de execução da prática: Até hoje

Raio-X da prática

A Semana do Plástico é o principal evento promovido pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (SINDIPLAST/ES). Realizada anualmente desde 2008, contribui para aprimorar o setor, aproximando as empresas associadas, estimulando novas parcerias e promovendo negócios.

A programação é marcada por palestras técnicas, workshops, minicursos e encontro de negócios, que valorizam os profissionais da área, incentivam as boas práticas de gestão e fortalecem a imagem do produto junto à sociedade.

A Semana do Plástico reúne a maioria das empresas do setor de transformados  plásticos do Espírito Santo, que conta com 120 estabelecimentos e gera cerca de 7.000 postos de trabalhos diretos e indiretos.


Como surgiu a ideia

A Semana do Plástico foi idealizada para promover a integração do setor e fortalecer institucionalmente o SINDIPLAST/ES. A proposta inicial visava reunir empresários e estabelecer uma interlocução dos diversos públicos do segmento, como indústrias, trabalhadores e familiares.

Para ampliar a programação da Semana do Plástico, o SINDIPLAST/ES buscou diferentes parceiros, como a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), o SESI,  o SENAI, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a Plastivida, a Brasken e a Cromex.

 


Como fazer acontecer

Para viabilizar linhas de créditos e aquisição de conhecimento para os associados, o SINDIPLAST/ES estabeleceu parcerias com instituições como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES).

A captação de recursos é um dos desafios. Em 2016, para manter os 14 dias de atividades – de 7 a 24 de novembro –, os investimentos foram de R$ 150.000,00.


Principais resultados

Tanto para o SINDIPLAST/ES quanto para o sistema FINDES, a Semana do Plástico gera, como principais resultados, visibilidade, fortalecimento institucional, integração e fidelização dos associados, tornando-se referência para o setor.  

Para as empresas associadas ao SINDIPLAST/ES, o evento, além de viabilizar negócios, proporciona acesso a novas linhas de crédito junto a instituições que fomentam o desenvolvimento do setor.

Além disso, atua como integrador entre os associados, pois o principal desafio para a realização do evento é a mobilização e o envolvimento de associados e instituições parceiras.


Termômetro da boa prática

Complexidade: Alta

Investimento: Alto

Retorno institucional: Alto


Saiba mais

Se você tem interesse em obter mais informações sobre a boa prática, entre em contato com o sindicato ou com a FINDES.

Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (SINDIPLAST/ES)/ES: pda@findes.org.br

FINDES: pda@findes.org.br