MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO

Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação - SNEI

 

A- A A+

 

A formação do SNEI decorreu de demanda das lideranças da MEI para capilarização de suas atividades e promoção de melhorias em esfera local. Agrega 25 Núcleos Estaduais de Inovação constituídos sob a estrutura do Sistema Indústria.

Cada Núcleo reúne um grupo de organizações (empresas, entidades representativas, órgãos de governo, universidades e outras organizações sem fins lucrativos) que empreendem esforços para o estímulo à inovação  e que contribuem, direta e indiretamente, para o alcance dos objetivos da MEI.

Visando captar recursos para o bom funcionamento desses Núcleos, a CNI firmou acordo com o CNPq, que garante a alocação de até 2 bolsistas por estado para a organização do processo de diálogo local e apoio técnico às atividades do Comitê de Líderes Empresariais Estadual. Nessa mesma linha, a CNI busca parcerias com outras instituições, com destaque para o SEBRAE, para o lançamento de editais que viabilizem atendimento subsidiado a empresas locais.   

SNEI opera em duas grandes linhas:

1.      Transversal: por meio da realização de encontros nacionais com gestores, disseminação de editais de fomento, compartilhamento de publicações da MEI, calendário de eventos, premiações e notícias relacionadas ao ambiente de inovação no país; comunicação com os núcleos por meio de plataforma web (extranet) e alocação de recursos humanos via acordo com o CNPq.

2.      Vertical: atuação intensificada em núcleos-piloto por meio da alocação de equipe de especialistas da CNI em atividades de planejamento e execução, compartilhamento e adaptação de boas práticas da MEI à realidade estadual, realização de workshops com consultores contratados para projetos da MEI, apoio à submissão de projetos em programas específicos.

 

 

ARQUITETURA ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE NÚCLEOS DE INOVAÇÃO