MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO

Imersões em Ecossistemas de Inovação

A- A A+
 
Desde o início de 2016, está em curso uma série de imersões em ecossistemas de inovação que reúnem conhecimento e experiência em temas determinantes para o futuro da indústria. 

Espera-se, com este programa, criar oportunidades ao empresariado brasileiro de atualização em relação aos temas de maior relevância para a competitividade de seus negócios, bem como estimular cooperação em PD&I, seja no Brasil ou no exterior. 

RESULTADOS ESPERADOS
  • Lideranças empresariais sensibilizadas em relação ao benefício do investimento em P&D e agregação de valor por meio da inovação
  • Lideranças empresariais atualizadas em relação a temas de maior relevância para a competitividade de seus negócios
  • Lideranças empresariais cientes de instrumentos técnicos e financeiros de incentivo à cooperação academia-indústria
  • Projetos de inovação entre empresas e/ou com centros de PD&I firmados
Resguardadas algumas diferenças entre as atividades realizadas no Brasil e no exterior, as imersões são divididas em duas fases:
 
A primeira fase visa ao alinhamento conceitual sobre o tema norteador da imersão e conta com palestras, debates e estudos de caso conduzidos por profissionais reconhecidos. 
O pool de palestrantes para essa primeira etapa inclui lideranças empresariais, de grandes universidades, consultorias de atuação global, centros de PD&I de referência, think-tanks e oficiais de governo.

Na segunda fase, são realizadas visitas técnicas a centros de PD&I de referência, sempre iniciadas com reuniões com os escritórios de cooperação com a indústria. Nesse momento, as empresas são informadas sobre como colaborar com as instituições visitadas, bem como conhecem infraestruturas e equipes disponíveis para cooperação.

Desde o seu lançamento, foram realizadas quatro edições do Programa (uma nos Estados Unidos, uma na Alemanha e duas no Brasil), que reuniram mais de 100 executivos e viabilizaram acesso a cerca de 40 diferentes centros de PD&I que têm atuado em projetos de fronteira.  

Neste segundo semestre de 2017, serão realizadas imersões na costa oeste dos Estados Unidos (20 a 27 de setembro) e na Suécia (23 a 27 de outubro).

A etapa de alinhamento conceitual dos EUA ocorrerá durante a 4ª Conferência de Inovação BRA-EUA, momento em lideranças das duas maiores economias das Américas debatem temas relevantes para o fluxo de conhecimento e geração de negócios de alto impacto para as duas nações. O evento será realizado na Universidade da Califórnia em San Diego, uma instituição apoiadora da Plataforma Inovação BRA-EUA desde a sua constituição, em 2013. Além de visitas a organizações que têm atraído a atenção do mundo por sua atuação disruptiva, os participantes da edição nos EUA terão a oportunidade de visitar centros de P&D empresariais de atuação global e um dos Laboratórios Nacionais vinculados ao Departamento de Energia daquele país. 

Na Suécia, os participantes terão a oportunidade de conhecer o conceituado modelo da tríplice hélice, destacado pela relação sinérgica entre indústria, governo e academia, que promove ampla difusão de conhecimento e geração de inovação. Estão confirmadas visitas à SAAB, Universidade de Linkoping e ao Royal Institute of Technology  - onde serão apresentados cases de cooperação com a Scania e visitados os laboratórios da KTH. Estão ainda previstas visitas ao cluster aeroespacial sueco, onde empresas de diversos segmentos poderão conferir trabalhos em curso nas áreas de automação, laser, manufatura aditiva e IoT.

Confira cada programação e faça sua inscrição! 

*As agendas são preliminares e sujeitas a alterações

Imersoes-640x495.png

COMO SE INSCREVER 

Acesse um dos links abaixo e preencha o formulário. Em seguida, a equipe de organização entrará em contato por telefone e e-mail para providências relativas a pagamento e orientações sobre as viagens.

O valor da inscrição de cada imersão é de R$ 10.000,00 (não incluídas despesas com passagens aéreas e hospedagem).

5ª EDIÇÃO -  IMERSÃO  EUA (COSTA LESTE) MEI - COC, 20 A 27 DE SETEMBRO
 

Clique aqui para se inscrever na 5ª Edição (EUA)

 

6ª EDIÇÃO -  IMERSÃO  SUÉCIA MEI - CISB, 23 A 27 DE OUTUBRO

 

Clique aqui para se inscrever na 6ª Edição (Suécia)

 

Contatos:

Cândida Oliveira
Coordenadora do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação
61 3317 9433
candida.oliveira@cni.org.br

Zil Miranda (Imersão Suécia) 
Especialista em Desenvolvimento Industrial
61 3317 9775
zil.miranda@cni.org.br

Afonso Lopes
Analista de Desenvolvimento Industrial
61 3317 9128
afonso.lopes@cni.org.br