MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO

Conheça 22 cases que evidenciam o valor da inovação no Brasil

22 cases cortada.PNG

Experiências de sucesso de 11 empresas de grande porte e outras 11 de pequenas e médias foram expostas durante o evento realizado pela CNI e pelo Sebrae, em São Paulo, nos dias 27 e 28.

Onze empresas de pequeno e médio porte e onze grandes empresas têm em comum a aposta na inovação. A começar pela startup Nexxto, que aplicou o conhecimento da internet das coisas para criar uma plataforma eficiente de monitoramento remoto de ambientes de armazenamento de alimentos e medicamentos. Há casos de empresas que apostaram em novas tecnologias, como a Sunew, que desenvolveu um filme orgânico que gera energia solar, e a gigante Embraco, que criou um compressor de refrigeradores que mudou o mercado mundial desse produto.

A ousadia também moveu várias empresas. A Altave, por exemplo, criou balões para monitoramento de grandes áreas e ganhou visibilidade mundial nos Jogos Olímpicos de 2016. A Nanovetores trouxe para o Brasil o nanoencapsulamento de princípios ativos para aplicações em tecidos. Daí surgiram roupas com repelentes de insetos e calças hidratantes. Já a gaúcha Cliever criou a primeira impressora em 3D brasileira, enquanto a Brasil Ozônio conseguiu desenvolver tecnologia acessível e prática para aproveitar as poderosas características descontaminantes do ozônio.

Outra história emblemática é a da Livre, liderada por dois jovens engenheiros e administradores, que lançou um kit de motorização que transforma qualquer cadeira de rodas em um triciclo elétrico, dando mobilidade e uma nova perspectiva de vida para deficientes físicos.

O ranking de empresas inovadoras também mostra o primeiro nylon biodegradável do mundo, desenvolvido pela filial brasileira da Rhodia, e também um novo filtro de combustível que supera os concorrentes em todo o mundo em termos de eficiência e sustentabilidade, desenvolvido pela equipe brasileira da Mahle.

São histórias surpreendentes, como a da Wavetech, empresa catarinense que produziu o primeiro aparelho auditivo nacional, que concorre em pé de igualdade com os produtos das grandes multinacionais que dominam esse mercado. Assim como a da Precon, que desenvolveu um sistema para construir prédios em tempo recorde a partir de chassis pré-fabricados. Enfim, uma diversidade de experiências bem-sucedidas e casos exemplares de empresas que se distinguem em um mercado extremamente competitivo e têm força suficiente para inspirar a indústria nacional como um todo a trilhar o caminho da inovação. 

Faça o download do livro Inovar é criar valor (PDF 23,8 MB) 

 

 

ASSISTA AO VÍDEO.

EDIÇÃO ANTERIOR - Clique aqui para acessar a lista com vídeos dos 22 casos de 2015. Clique aqui para acessar a lista com vídeos dos 22 casos de destaque em 2013 . Para conferir os depoimentos dos principais líderes das empresas casos 2015, clique aqui.