mrv.png

Telhados sustentáveis
Construtora mineira instala painéis solares nos prédios que ergue para o programa Minha Casa Minha Vida, em uma estratégia que pretende ampliar o acesso à casa própria pela economia de gastos com energia elétrica.

ifrdynkg.jpg

A MRV Engenharia é uma grande empresa do setor da construção civil com sede em Belo Horizonte (MG). Entre as diversas inovações que a MRV concebeu e implementou ao longo do seu processo de crescimento e consolidação, destaca-se a produção de energia renovável com equipamentos instalados nos telhados dos edifícios. Com isso, a empresa busca construções mais sustentáveis e mais econômicas, um modelo de negócio que não se esgota na venda do produto. O conceito originou-se da Maratona de Ideias que, em cada edição, capta de 300 a 400 ideias dos seus colaboradores e premia as mais promissoras e que tenham sido geradas por pessoas com cargos inferiores ao de coordenador. Em 2016, 22 dessas ideias foram implantadas, entre elas a de um banheiro pré-fabricado e um estudo para definir preço ótimo de venda e de geração de energia fotovoltaica. Os painéis captam a luz solar e geram energia para atender, inicialmente, às áreas comuns do condomínio. Isto antecipa um modelo em que a energia excedente gerada poderá ser comercializada junto à concessionária de energia local. 

Hoje, essa economia já auxilia a reduzir os custos dos condomínios. Uma iniciativa que é complementada pelos investimentos realizados pela construtora no treinamento e na capacitação de profissionais gestores de condomínios, com o propósito de assegurar a sustentabilidade de longo prazo dos seus edifícios e das famílias mutuárias.
 

topo