biotechnos.png

Sustentabilidade ambiental e desenvolvimento local
Pequena empresa do Rio Grande do Sul cria tecnologia para produzir biocombustível a partir de óleos alimentícios usados e promete ganhos importantes para a empresa, para o meio ambiente e para as famílias de baixa renda.

ifrdynkg.jpg

A Biotechnos é uma pequena empresa com a matriz de Santa Rosa (RS) e filial em São Paulo, voltada à produção de tecnologia, máquinas e equipamentos para a produção de biocombustível a partir de óleos alimentícios usados.

No início, o foco era o mercado agrícola para a produção de combustíveis renováveis a partir e canola, girassol ou soja. Mas a competição com o mercado de alimentos e algumas incertezas, fizeram repensar o modelo. O apelo ambiental da solução de usar óleos já utilizados também impulsionou o negócio, hoje reconhecido nacionalmente, com 30 usinas em funcionamento, sendo 29 à base de óleos residuais. O segredo foi desenvolver, com ajuda de um professor alemão, uma pequena usina para transformar o óleo residual em biocombustível, mas que prescindisse da água para a “lavagem” do biodiesel, dispensando o investimento na estação de tratamento.  A tecnologia utilizada na usina da Biotechnos inova ao contribuir para a reciclagem em situações que normalmente não seriam economicamente viáveis e inova também por envolver as comunidades locais e pela sua pegada e missão ambiental.

topo