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A evolução do conceito matte em batons
A Avon desenvolve em seu centro de pesquisa brasileiro batom que combina o toque suave, a cor sem brilho e a durabilidade da aplicação sem ressecamento, aumentando rapidamente sua participação no mercado.

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A Avon apresenta um caso interessantíssimo de inovação de grande impacto, a partir da combinação de múltiplas competências especializadas. A empresa situada em São Paulo opera globalmente e se vale da cooperação com outros centros de P&D no exterior para complementar a pesquisa feita pelo seu time brasileiro. O mais recente caso de sucesso foi o lançamento do batom ultramatte, resultado da interação de meia centena de profissionais das áreas de química, toxicologia, materiais, engenharia e processos, além dos times de inteligência de mercado e de embalagens. O desafio era atender a uma demanda das consumidoras de criar um batom que combinasse o toque suave, a cor sem brilho e a durabilidade da aplicação, mas sem o ressecamento de outros produtos que já estavam no mercado. A solução foi tão exitosa que as vendas alcançaram oito milhões de unidades anuais, para uma meta inicial de três milhões de unidades. Isto se deve a saber atender às características específicas do mercado brasileiro, que não podem ser supridas por soluções importadas. Um ensinamento de que a solução mais fácil e de menor risco nem sempre será portadora dos melhores resultados.

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