Logo Indústria 2027

NOTÍCIAS

18 de Outubro de 2017 às 19:22

Reportagem do Jornal da Band destaca Projeto Indústria 2027

Ao apresentar as possibilidades da Indústria 4.0, noticiário relaciona investimento em inovação a aumento da produtividade e da competitividade industrial

band-news-380-181017.jpg
O investimento em tecnologia é fundamental para que a indústria brasileira mantenha a competitividade diante do mercado no exterior, destaca reportagem do Jornal da Band, exibida nesta terça-feira (17). O noticiário explora o cenário da Indústria 4.0, em que a digitalização viabiliza uma produção inteligente e, consequentemente, aumenta a produtividade.

Máquinas que trabalham sozinhas, simulação de processos e verificação prévia de erros são algumas das possibilidades dessa nova indústria. Mas a reportagem chama a atenção para a necessidade de adequação das indústrias brasileiras a essa realidade. “Esse modelo já poderia estar funcionando na maioria das indústrias brasileiras, mas isso ainda está longe de acontecer. O Brasil tem 132 mil empresas com mais de 10 funcionários, mas, por falta de recursos, apenas 2% fizeram algum tipo de inovação para competir no mercado interno ou internacional”, afirmou a Band.

A reportagem cita o Projeto Indústria 2027, estudo inédito que pensa no futuro da indústria e aposta na importância da tecnologia para uma série de setores industriais. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e realizada em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em entrevista ao Jornal da Band, o superintendente do IEL, Paulo Mól, diz ser necessário um sistema que favoreça a inovação, com regulação adequada e incentivos. “Tem todo um arcabouço que cerca o investimento no Brasil. Cabe ao Estado conceder essas condições para que o investimento possa acontecer”. A reportagem destaca que a mudança na indústria por meio da inovação é essencial para o Brasil competir com outros mercados.

Além de mapear as tecnologias-chave que já impactam e que vão continuar impactando a indústria ao longo dos próximos 10 anos, o Projeto Indústria 2027 identifica as oportunidades e os desafios que essas inovações levarão para o setor industrial neste período.  

A reportagem na íntegra pode ser vista no site da Band.

Por Sarita González 

Leia mais

Descubra como as Tecnologias de Redes transformam processos industriais

3 situações em que a Internet das Coisas otimiza o cotidiano

Conheça 3 aplicações da Nanotecnologia no dia a dia

Reportagem do Correio Braziliense sobre o Indústria 2027 relaciona tecnologia e competitividade