Logo Indústria 2027

NOTÍCIAS

13 de Novembro de 2017 às 15:15

Conheça 3 aplicações da Nanotecnologia no dia a dia

Inovação está presente em diversas áreas para melhorar produtos que já existem, como protetores solares

Deixe de lado, por um instante, o mundo em que você vive, com prédios, pessoas, carros, árvores e mesas de trabalho ao redor. Agora, volte-se para um mundo menor, muito menor. Tão pequeno que você nem consegue vê-lo. São os átomos, partes minúsculas da matéria, e que fazem parte de tudo o que existe no mundo. Eles medem nanômetros, que equivalem à bilionésima parte de um metro, ou seja, algo tão minúsculo que chega a ser invisível.
 
O que isso tem a ver com a nanotecnologia? O que é “nano” é minúsculo e, com a nanotecnologia, é possível manipular átomos, ou seja, produzir e controlar materiais em nível atômico, por meio de microscópio e computador. A partir disso, em uma escala nanométrica, ou seja, muito pequena, pode-se modificar características de materiais existentes ou construir novos. A nanotecnologia, portanto, melhora as propriedades dos materiais.

 

nano-noticia2.png

 

1. Protetor solar mais transparente

 

Antes da nanotecnologia, o protetor solar, usado para filtrar a radiação ultravioleta, deixava a pele das pessoas com aspecto esbranquiçado, como se o produto tivesse sido passado em excesso. Com a aplicação de nanopartículas de óxido de titânio – invisíveis a olho nu – nos nanomateriais do protetor solar, o líquido ficou mais transparente. Além disso, as nanopartículas aumentam a capacidade de fixação do produto à pele, reduzindo a necessidade de passá-lo várias vezes ao dia.   

 

 

nano-noticia1.png

 

2. Liberação de antibióticos controlada

 

O professor de Física e especialista em nanotecnologia, Osvaldo Novais, da Universidade de São Paulo (USP), explica que a nanotecnologia também controla a forma como os antibióticos agem no corpo humano. Assim, as doses necessárias de antibiótico são reduzidas: em vez de duas por dia, apenas uma, por exemplo. “Isso é possível a partir de nanoestruturas que encapsulam o princípio ativo do remédio, ou seja, aquilo que fará com que o remédio faça efeito. As nanocápsulas permitem que a liberação do remédio seja controlada, com pequenas doses e por tempo muito mais longo”, diz. De acordo com o especialista, isso melhora a eficiência do remédio e reduz os efeitos colaterais do medicamento no organismo.

 

nano-noticia3.png

3. Refrescância da pasta de dente

 

Segundo Novais, a nanotecnologia é transversal e versátil, pois envolve várias áreas. “O foco da nanotecnologia é aprimorar produtos e proporcionar soluções para materiais já existentes”, explica. Na pasta de dente, um dos objetivos é desenvolver nanopartículas que vão aderir à língua ou à boca para deixar uma sensação de maior refrescância na região. Além disso, será possível incorporar à pasta de dente nanopartículas com ação bactericida, já que a boca é um ambiente inóspito. “Um dos desafios no contexto da nanotecnologia é pesquisar como os materiais interagem com componentes biológicos”, destaca.
 
A nanotecnologia é uma das inovações avaliadas pelo Projeto Indústria 2027. Que mudanças ela vai causar em setores como a indústria farmacêutica nos próximos anos? Acompanhe as novidades e fique por dentro.

Por Sarita González

Leia mais

Entrevista: entenda por que materiais avançados são importantes para a indústria

Descubra como as Tecnologias de Redes transformam processos industriais

ARTIGO - Indústria 2027: o futuro é agora

Reportagem do Correio Braziliense sobre o Indústria 2027 relaciona tecnologia e competitividade