Logo Indústria 2027

NOTÍCIAS

26 de Outubro de 2017 às 19:33

Tecnologias estudadas pelo Indústria 2027 são destaque na Agência Brasil

Coordenador do projeto e pesquisador da UFRJ, David Kupfer, frisa as inovações mais promissoras nos próximos anos e as tecnologias de impactos moderados

biotecnologia-destaque-industria2027-292.jpg

Reportagem publicada na Agência Brasil destaca os diferentes níveis de desenvolvimento dos clusters ou grupos de tecnologias analisados pelo Indústria 2027. A matéria cita a avaliação do coordenador do projeto e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, David Kupfer, sobre as inovações, durante o 18º Edição do Diálogos da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que aconteceu no último dia 16 . O especialista menciona a nanotecnologia como uma das áreas mais promissoras no período de até cinco anos, além da biotecnologia e da inteligência artificial. 

Por outro lado, Kupfer explica que outras inovações terão avanços menos significativos no curto prazo. “Em energia, nos próximos 10 anos, não devemos esperar nada além de impactos moderados. Não haverá economia que venha a provocar transformações”, explica o pesquisador. Kupfer também avalia que a indústria no país ainda precisa evoluir. “As inovações, hoje, estão numa fase em que não transformam, não melhoram a competição. Mas há grande possibilidade de isso acontecer na próxima década”, diz.

A matéria da Agência Brasil traz, ainda, a fala do especialista em Internet das Coisas, Antonio Bordeaux, durante o evento. O pesquisador espera que essa tecnologia proporcione ganhos de 20% a 30% em produtividade e destaca a relação entre esta tecnologia e análise de dados. "Os tesouros são os dados gerados a partir da observação da linha de produção. O que se coloca nos produtos que saem das fábricas", diz. 

Na reportagem, Bordeaux também encoraja empresários a investirem em inovação e ressalta a necessidade de se pensar em segurança da informação e em qualificação profissional quando o assunto é inovação. 

A íntegra da reportagem pode ser conferida aqui

Por Sarita González 
 

Leia mais

Entrevista: entenda por que materiais avançados são importantes para a indústria

Descubra como as Tecnologias de Redes transformam processos industriais

3 situações em que a Internet das Coisas otimiza o cotidiano

Conheça 3 aplicações da Nanotecnologia no dia a dia