Logo Indústria 2027

NOTÍCIAS

17 de Novembro de 2017 às 13:09

3 situações em que a Internet das Coisas otimiza o cotidiano

Veículos que avisam quando apresentam defeitos e eletrodomésticos que se comunicam entre si são exemplos de aplicação da Internet das Coisas 

A internet invadiu a vida das pessoas de tal maneira que o cotidiano não é o mesmo sem ela. Mandar mensagens ou e-mail para alguém, pesquisar assuntos variados, pedir transporte particular ou comida, fazer compras... A rede mundial está em praticamente tudo o que acontece ao longo do dia. Mas, o que é Internet das Coisas? Todas as coisas conectadas à internet? Quase isso. Internet das Coisas significa a integração de objetos eletrônicos por meio de sensores conectados à internet, realizando ações sem a intervenção de pessoas.

  

internet-das-coisas-2-industria2027.png

1. Monitoramento de atividades físicas

Mas, onde a Internet das Coisas está presente? Já ouviu falar daquelas pulseirinhas fitness usadas em academias ou ao ar livre por praticantes de atividades físicas? Elas têm sensores que monitoram batimentos cardíacos e calorias gastas durante o exercício. As informações recolhidas são enviadas para um computador e um software avalia os dados recebidos. Assim, a pessoa fica sabendo mais informações sobre o desempenho físico enquanto se exercita.
 
A Internet das Coisas também está presente na indústria automobilística. Com a aplicação de sensores em carros mais modernos, os automóveis são capazes de avisar ao fabricante caso haja algum problema no veículo. O mesmo se aplica à indústria aeroespacial. “O tempo e o esforço despendidos na revisão de turbinas do avião podem ser minimizados com a tecnologia da Internet das Coisas”, explica o professor Antonio Carlos Bordeaux, especialista nesta inovação.
 

 

iot-industria2027.jpg

2. Sensores em turbinas de avião

Segundo o professor, com sensores nas turbinas, esses materiais podem avisar ao fabricante caso sejam detectados defeitos. “Avião parado por muito tempo é perda de receita. Problemas repentinos nas aeronaves deslocam passageiros e os fazem esperar. Se o equipamento se conecta diretamente com o fabricante, isso reduz um dos intermediários do processo e permite que a empresa atenda melhor seus clientes”, explica Bordeaux.
 

 

 

internet das coisas-industria2027.png

3. Eletrodomésticos conectados

A palavra-chave da Internet das Coisas é “otimizar”. Programar equipamentos domésticos, como geladeira e fogão, quando ainda se está no trabalho, é uma oportunidade de otimizar o tempo ao se chegar em casa depois de um dia cansativo. Imagine, então, poder agendar a hora em que o microondas será ligado para esquentar a janta que já está no interior dele?
 
A Internet das Coisas é uma das inovações disruptivas avaliadas pelo Projeto Indústria 2027. Que mudanças ela vai causar em setores como o Complexo Automotivo e a Indústria Aeroespacial? Acompanhe as novidades e fique por dentro!

Por Sarita González

Leia mais

Entrevista: entenda por que materiais avançados são importantes para a indústria

ARTIGO - Indústria 2027: o futuro é agora

Entenda como a Inteligência Artificial está presente na vida das pessoas

Reportagem do Correio Braziliense sobre o Indústria 2027 relaciona tecnologia e competitividade