enai-logo-400px.png

Edições anteriores

2015.jpg

Edição 2018


A 11ª edição do Encontro Nacional da Indústria (ENAI) foi realizada no dia 3 de julho de 2018, no CICB, em Brasília (DF). O evento foi seguido pelo Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República, que ocupou o mesmo espaço no dia 4 de julho.

No dia 3, o ENAI promoveu diálogo sobre assuntos estratégicos como quarta revolução industrial, competitividade, inovação tecnológica, educação e produtividade. A prioridade foi promover o debate e reflexão sobre o cenário que será enfrentado pelo novo governo e pela indústria e, consequentemente, pela economia brasileira.

No dia 4, o Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República marcou a entrega oficial aos pré-candidatos do documento Propostas da Indústria para as Eleições 2018. Neste encontro, os pré-candidatos tiveram a oportunidade de apresentar individualmente sua agenda de governo para empresários industriais.

Arquivos

Clique abaixo para acessar as apresentações feitas durante o evento:

Robson Braga de Andrade - Abertura (PPTX 253,7 MB)

José Augusto Coelho - Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República (PPTX 228 MB)

Christopher Garman - Eleições 2018: Quais as principais tendências e cenários (PPTX 2,7 MB)


Painel Os desafios da quarta revolução industrial no Brasil: um olhar sobre a inovação tecnológica e a produtividade

Soumitra Dutta (PDF 13,7 MB)


Painel Sustentabilidade e fortalecimento do Sistema Associativo da Indústria

Robson Braga de Andrade - Painel Sustentabilidade e Fortalecimento do Sistema Associativo da Indústria (PPTX 166 MB)

Carlos Eduardo Abijaodi - Painel Sustentabilidade e fortalecimento do Sistema Associativo da Indústria (PPTX 177 MB)

Leonardo Souza Rogério de Castro (PPTX 4,7 MB)

Fotos

Clique aqui para acessar a cobertura fotográfica do evento.

 

Vídeos

Assista as filmagens das palestras na íntegra:


Manhã
- Solenidade de abertura com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o presidente da República, Michel Temer

- Painel 1: A governança do Brasil: os problemas, a agenda, as saídas
Participantes: Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, Joaquim Falcão, professor de Direito Constitucional, e Pedro Parente, residente do Conselho da BRF Foods

- Painel 2: Os desafios para o cenário econômico
Participantes: Luiz Guilherme Schymura, diretor do Instituto Brasileiro de Economia – FGV IBRE, e Otaviano Canuto, diretor executivo do Banco Mundial 

Clique aqui para assistir.


Tarde - parte 1
- Painel 3: Os desafios da quarta revolução industrial no Brasil: um olhar sobre a inovação tecnológica e a produtividade
Participantes: Soumitra Dutta, coeditor do Índice Global de Inovação, ex-reitor e professor, da Escola de Negócios SC Johnson College da Universidade de Cornell

- Painel 4: Sustentabilidade e fortalecimento do Sistema Associativo da Indústria
Participantes: Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Leonardo Souza Rogério de Castro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), e Gilberto Porcello Petry, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)

- Entrega do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais

- Palestra| Eleições 2018: Quais as principais tendências e cenários, com o diretor da Américas da Eurasia Group, Christopher Garman

Clique aqui para assistir.


Tarde - parte 2
- Palestra Eleições 2018: Quais as principais tendências e cenários, com o diretor da Américas da Eurasia Group, Christopher Garman (continuação)

- Apresentação sobre o evento Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República, com o diretor de Políticas e Estratégia da CNI José Augusto Coelho Fernandes

- Lançamento do SESI SENAI para o Futuro
Participantes: Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, e Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal

Clique aqui para assistir.

2015.jpg

Edição 2015

A 10 edição do ENAI foi realizada nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 com o tema Brasil: ajuste e correção de rota. Na oportunidade, foram realizadas discussões sobre como a indústria e o Brasil poderiam atuar em possíveis correções de rumo para melhorar a competitividade da indústria e da economia. 

Fotos e Vídeos

Clique aqui para conferir a playlist de vídeos do ENAI 2015 e assistir a palestras e debates realizados no evento.

 

Carregando

ENAI 2015

Arquivos

enai_memoria.jpg

Edição 2014

Durante o 9º ENAI, os empresários debateram questões como produtividade, reforma tributária, educação, infraestrutura, relações do trabalho, segurança jurídica e integração do Brasil à economia internacional. Sob o tema A indústria brasileira e os próximos 4 anos, foram discutidas propostas para a reforma tributária e o ajuste fiscal. 

Durante o evento, que reuniu 1,8 mil empresários em Brasília, foi defendida a importância de uma correção de rota para elevar a competitividade do país. O posicionamento da Confederação, apresentado na Carta da Indústria, propunha ainda que o governo apresentasse uma agenda de competitividade com metas claras definidas por uma estrutura de governança criada especialmente para gerir e coordenar as ações. 

Fotos e Vídeos

Confira abaixo os principais momentos do ENAI 2014. Para acessar todas as fotos feitas no evento e fazer download das imagens em alta resolução, acesse a galeria do Flickr.

Carregando

ENAI 2014

Arquivos

20131213152305218345e.jpg

Edição 2013

Realizado em 11 e 12 de dezembro, o 8º Encontro Nacional da Indústria reuniu mais de 2,3 mil participantes, entre eles empresários e líderes da indústria de diversos setores. Sob o temaO Brasil e os desafios da economia mundial, o evento foi composto por sete sessões temáticas, que abordaram assuntos como acordos internacionais, competitividade, educação, inovação, relações de trabalho, infraestrutura e tributação.

A partir dessas discussões, a  Confederação Nacional da Indústria (CNI) preparou um conjunto de 42 propostas entregues em 2014 aos candidatos à Presidência da República. O evento contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e de diversos ministros de Estado, entre eles Guido Mantega, da Fazenda, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Aloizio Mercadante, da Educação.

Fotos

Confira abaixo os principais momentos do ENAI 2013. Para acessar todas as fotos feitas no evento e fazer download das imagens em alta resolução, acesse a galeria do Flickr.

Arquivos

20121211190123691175u.jpg

Edição 2012

O 7º Encontro Nacional da Indústria, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro em Brasília, reuniu mais de 1,5 mil  líderes sindicais de todo o Brasil. Eles defenderam, na Carta da Indústria, uma agenda com sete pontos principais para aumentar a competitividade do país. O encontro, o maior evento da indústria brasileira, teve a presença da presidente Dilma Rousseff e de diversos ministros de Estado, entre eles Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Aloizio Mercadante, da Educação, e Marco Antonio Raupp, da Ciência e Tecnologia.

A agenda prioritária do setor discutida pelos empresários durante o 7º ENAI começa com a reforma do ICMS e do PIS-Cofins, avança para a melhoria das concessões e dos marcos regulatórios, pela redução da insegurança jurídica e encargos nas relações do trabalho e passa pelo fortalecimento da produtividade e da inovação. Ainda entre os itens da agenda prioritária foram escolhidos o aperfeiçoamento do marco regulatório do meio ambiente, a redução da burocracia e a priorização da qualidade do ensino público.

Fotos

Carregando

ENAI 2012

Arquivos

20121211185617492475a.jpg

Edição 2011

A 6ª edição do Encontro Nacional da Indústria foi realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2011, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Contou com a participação de empresários e líderes de entidades de representação da indústria, dos seus diversos setores e de todos os estados do Brasil.

O tema central do Encontro foi o fortalecimento da competitividade da indústria brasileira. Por meio de palestras, debates e sessões plenárias foram abordadas as grandes questões nacionais no contexto econômico, social e político, que influenciam a competitividade da indústria e a inserção do Brasil no mercado globalizado.

Prioridades da indústria

Documento com os temas mais relevantes para a indústria crescer e ganhar competitividade, segundo os participantes do evento.

Fotos

Carregando

ENAI 2011

Arquivos

20121211185628940851o.jpg

Edição 2010

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveu em 2010, nos dias 1 e 2 de dezembro, o 5º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), no Hotel Transamérica em São Paulo.

Com o tema A Indústria pela Competitividade na Economia Brasileira, o evento reuniu 2 mil líderes empresariais e lideranças de entidades de representação da Indústria, em diversos setores.

No evento, líderes empresariais de todo o país consolidaram propostas da indústria para a agenda nacional nos próximos quatro anos.

Realizado anualmente desde 2006, o ENAI consolidou-se como a convenção anual do setor industrial.

Fotos

Carregando

ENAI 2010

Arquivos

20121211185635441557i.jpg

Edição 2009

A Confederação Nacional da Indústria - CNI realizou nos dias 17 e 18 de Novembro de 2009 o 4º Encontro Nacional da Indústria. Mais de 1,5 mil líderes industriais se reuniram no evento para discutir as perspectivas econômicas e as prioridades de uma agenda para o próximo governo. O encontro teve como pano de fundo a recuperação da economia brasileira, a valorização do real, os problemas de competitividade e as perspectivas de crescimento associadas a projetos de infraestrutura e de energia.Foi introduzido no evento uma agenda de cunho empresarial, através do qual o setor industrial explicitou a sua contribuição ao desenvolvimento do país e os desafios a serem superados

O resultado do evento foi consolidado no documento Carta da Indústria do 4º Encontro Nacional enfatizando a importância da indústria e contendo as primeiras idéias sobre o que deverá ser a agenda do próximo governo, bem como a ação política para alavancar essa agenda. O Caderno de Conclusões é um documento mais detalhado com as recomendações da indústria para o período de 2011 a 2014.

Fotos

Carregando

ENAI 2009

Arquivos

Edição 2008

Pelo terceiro ano consecutivo, a Confederação Nacional da Indústria - CNI realizou nos dias 28 e 29 de outubro de 2008 o Encontro Nacional da Indústria - ENAI. O evento vem se consolidando como a convenção anual do setor industrial, e reuniu mais de mil empresários e lideranças de entidades de representação da Indústria, abrangendo seus diversos setores e todos os estados brasileiros. Participaram também do 3º ENAI especialistas, jornalistas e personalidades públicas convidadas.

Contribuição para a competitividade da Indústria nacional

No ENAI 2008, foram discutidas e apresentadas alternativas para contribuir com a efetiva conquista da competitividade da indústria nacional, promovendo uma maior integração da Indústria. As atividades desenvolvidas favoreceram a troca de experiências, discussões, reflexões e proposição de alternativas para a superação de obstáculos ao desenvolvimento do setor industrial e ao crescimento do país.

Carta da Indústria

Como resultado do evento, foi elaborada a Carta da Indústria, documento que propõe agenda emergencial para o Brasil superar a crise. Durante o Encontro, foram divulgados ainda os vencedores do Prêmio CNI 2008. A iniciativa destaca as melhores práticas empresariais para viabilizar e reconhecer a competitividade na indústria.

Fotos

Carregando

ENAI 2008

Arquivos

Edição 2007

O futuro dos sindicatos empresariais esteve em debate no 2º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília. Durante os dois dias de encontro, 1,2 mil líderes sindicais, representantes de federações e de associações industriais discutiram em sessões temáticas paralelas, as relações de trabalho, infra-estrutura, incentivos para micros e pequenas empresas e as reforma tributária e previdenciária.

Carta da Indústria

O resultado das discussões foi consolidado no documento Carta da Indústria, que traz uma análise sobre os 10 principais pontos da agenda econômica brasileira. O documento lembra que o Brasil precisa criar condições para manter o atual ciclo de crescimento econômico. Segundo o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, dois pontos são muito importantes para a conquista desse objetivo: redução dos gastos públicos e da carga tributária e aceleração dos investimentos em infra-estrutura.

Programa de Desenvolvimento Associativo

Durante o encontro, o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, apresentou o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Desenvolvido pela CNI, o programa visa o fortalecimento dos sindicatos empresariais. O PDA tem três objetivos principais: integrar a atuação das entidades do Sistema Indústria, ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos, e estimular a prestação de serviços.

Fotos

Carregando

ENAI 2007

20121211185645242643i.jpg

Edição 2006

No 1º Encontro Nacional da Indústria, que a CNI realizou nos dias 28 e 29 de junho de 2006, 1,2 mil empresários, representantes de sindicatos, federações e associações industriais reafirmaram que o principal desafio do país é o crescimento sustentado.

Depois de dois dias de debates, eles aprovaram o documento Crescimento. A Visão da Indústria. O estudo aponta medidas em dez áreas prioritárias para o Brasil superar os obstáculos ao desenvolvimento.

Prioridades

As prioridades, selecionadas com base no acompanhamento dos indicadores do Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015, são: redução do gasto público, tributação, infra-estrutura, financiamento, relações de trabalho, desburocratização, inovação, educação, política comercial de acesso a mercados e meio ambiente.

Recomendações e Propostas ENAI 2006

Apresentado aos candidatos à Presidência da República antes das eleições de outubro de 2006 e entregue aos parlamentares, o documento Crescimento. A Visão da Indústria reafirma a disposição dos industriais de contribuir para a construção de uma agenda que promova o desenvolvimento sustentado do país e é o principal instrumento de diálogo do setor produtivo com o governo.

Fotos

Carregando

ENAI 2006

Arquivos