CNI SUSTENTABILIDADE

Edição 2015 - Mudanças Climáticas

A- A A+

Em 2015, as mudanças climáticas foram um tema de destaque mundial. O principal motivo foi o Novo Acordo Climático que foi objetivo da 21ª Sessão da Conferência das Partes em Mudanças Climáticas (COP-Clima), realizada em dezembro, em Paris.

A 4ª edição do Encontros CNI Sustentabilidade promoveu um amplo diálogo sobre os desafios que a indústria deve enfrentar na busca de um modelo de desenvolvimento que esteja atento às mudanças climáticas e à construção de estratégias de negócios que garantam competitividade.

Os temas foram adaptação aos efeitos da mudança do clima; economia e modelo de desenvolvimento; negociações internacionais e o acordo climático Pós-2015;. e inovação e ambiente de negócios de baixo carbono.

Confira as fotos e os vídeos da edição 2015:

 

Fotos     Vídeos

 

  • Analisar estratégias e acordos internacionais relacionados à mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
  • Apresentar experiências e cenários internacionais em gerenciamento de riscos climáticos;
  • Dialogar sobre oportunidades de negócios na transição para uma economia de baixo carbono.

Durante a edição 2015 do CNI Sustentabilidade, foi lançada pesquisa inédita com 100 empresas de médio e grande porte sobre o impacto das mudanças climáticas e práticas de sustentabilidade nos negócios.

O levantamento revelou que 66% das empresas brasileiras já adotaram, em algum momento, ações que efetivamente resultaram na queda das emissões de dióxido de carbono (CO2). Seis em cada 10 entrevistados levam em consideração o impacto das mudanças climáticas nos negócioas.

Na avaliação de 59% dos executivos, a oportunidade gerada pelo investimento é maior que o aumento de custos. A pesquisa revela que 74% das empresas consideram que práticas de sustentabilidade impactam positivamente em competitividade. Seis em cada 10 entrevistados asseguraram que a tendência em suas empresas é de aumentar os investimentos em sustentabilidade nos dois anos seguintes.

3 DE SETEMBRO 

8h30 - 9h Credenciamento
   
9h - 10h Solenidade de Abertura
   
10h - 11h Palestra Magna: "O que a sua empresa precisa saber sobre o futuro do clima" - Anders Levermann, Nobel da Paz 2007 (IPCC) e professor de Física da Potsdam University (Alemanha) Apresentação da Pesquisa CNI Sustentabilidade
   
11h - 13h PAINEL I - ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS MENSAGEM EM VÍDEO - Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) DEBATEDORES - Nikhil Chandavarkar, Chefe de Comunicação e Promoção da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) - José Marcondes de Carvalho, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil - Jean Mendelson, embaixador para a América Latina e Caribe para a prepação da COP21 - Eduardo Viola, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) MODERADORA - Sônia Bridi, jornalista
   
13h - 14h Brunch
   
14h – 15h30 PAINEL II - GERENCIAMENTO DE RISCOS CLIMÁTICOS DEBATEDORES - Gladis Ribeiro, especialista socioambiental do International Finance Corporation (IFC) - Claudia Melo, responsável de Parcerias Globais da Swiss Reinsurance Company (Swiss Re) para a América Latina - Juliano Assunção, diretor do Climate Policy Initiative (CPI) no Brasil - Benno Werlen, diretor-executivo do International Year of Global Understanding - 2016 (IYGU) MODERADORA - Sônia Bridi, jornalista
   
15h30 – 17h PAINEL III - INOVAÇÃO E AMBIENTES DE NEGÓCIOS DEBATEDORES - Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) - Heloisa de Menezes, diretora-técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - Orivaldo Barros, diretor Internacional da Building Research Establishment (BRE) - Carlos Fernández Alvarez, especialista da International Energy Agency (IEA) MODERADORA - Sônia Bridi, jornalista
   

Download de arquivos

Programação (PDF 631 KB)
Band-aid-4-10.jpg