Brazil 4 Business

Óleo, gás e biocombustíveis

A- A A+

Gráfico Maiores mercados de automóveis de 2014 (Mil carros vendidos)

O Brasil é o 4° maior mercado de automóveis do mundo. Isto se reflete diretamente na necessidade de produção de combustíveis e em toda cadeia associada ao tema. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, a demanda crescente, somada com redução da produção, pendeu a balança comercial brasileira para importações.

Como resposta, a infraestrutura relacionada ao petróleo promete receber, até 2017, quase R$ 500 bilhões em investimentos com a intenção de desenvolver o potencial do Pré-Sal, visando colocar o Brasil no grupo dos maiores exportadores do mundo. A estratégia possui uma frente relacionada ao volume, construindo e instalando novas unidades de produção, especialmente na região de Santos, e outra focada no desenvolvimento de novas tecnologias para baratear os custos e tornar o petróleo brasileiro competitivo internacionalmente. O refino do petróleo está situado essencialmente nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.

Em 2° lugar entre os maiores produtores de etanol do mundo, o setor sucroalcooleiro foi contemplado em 2014 pela inserção no Reintegra – Programa de incentivos às exportações no qual o governo devolve até 3% dos custos tarifários referentes às exportações – Favorecendo a margem dos produtores que podem investir este capital em melhorias para redução de custos de produção e outros. Atualmente, a produção de Etanol concentra-se essencialmente nas regiões Sudeste e Centro Oeste pois a principal matéria prima do combustível brasileiro é a cana de açúcar e as regiões apresentam clima ideal para cultivo da mesma

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as termelétricas representam 28,25% da matriz de energia nacional. Por isso, o mercado de produção e distribuição de Gás Natural é crítico no Brasil. Como todos os produtos anteriores, a influência dos combustíveis não está somente na atividade de produção, mas também nos insumos básicos relacionados. Toda a cadeia de fornecedores associada é muito sensível ao aquecimento do setor, especialmente Máquinas e Equipamentos e Equipamentos Elétricos.

 

Saiba onde investir neste setor