Brazil 4 Business

Indústria têxtil e de calçados

A- A A+

O Brasil é um dos poucos países do mundo que possui cadeia produtiva Têxtil e de confecção integradas, desde a matéria prima, até o produto final. É o 5° maior produtor de têxteis do mundo e 4° maior em vestuário. Um dos diferenciais do país é ser autossuficiente em matérias primas críticas para o setor, como o algodão, e ter projetos em desenvolvimento para suprir as demandas em outras, como o poliéster.

Em 2013, a indústria têxtil e de confecção faturou U$ 56 Bilhões, representando 5% de toda indústria de transformação, sendo também o segundo setor que mais emprega neste grupo, com uma mão de obra de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas. No varejo, o Brasil tem um dos maiores mercados consumidores do mundo, com 6,5 bilhões de peças comercializadas em 2012. O consumo no país tem características particulares, com grandes centros atendidos por redes de varejo e cidades afastadas por produtores locais. Isto compõem uma rede de 33 mil empresas e polos espalhados por todo país.

A indústria de calçados vende 900 milhões de pares ao ano, movimentando aproximadamente R$ 40 bilhões, representando aproximadamente 2% do PIB industrial. O potencial de compra é liderado pela classe C, com 43%, e B, com 40%. A região que lidera é o Sudeste, especialmente pelo tamanho do mercado consumidor, porém os maiores níveis de crescimento encontram-se no Nordeste e Norte.



Saiba onde investir neste setor