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Indústria de borracha e plástico

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Distribuição das empresas de borrachas e plásticos por tamanho - 2012 O setor de produtos de Borracha e Plástico tem comportamento diferente da maior parte das atividades que são muito dependentes do momento econômico. Isto se dá pelo fato que mesmo em situações de baixo crescimento, a tendência atual de substituição de materiais, motivada por avanços tecnológicos, compensa outras variáveis. Por isso, o faturamento teve avanço considerável nos últimos 10 anos. 

A natureza desta indústria é claramente regional, com 94% das empresas com 99 funcionários ou menos, com caráter familiar. Por isso, visualiza-se duas oportunidades claras:
 

  • O desenvolvimento de novos produtos, atualmente feito pelas empresas de médio e grande porte, que são ampla minoria;
  • Continuidade da exploração da substituição de materiais, especialmente em setores com larga escala como automotivo, construção e embalagens.


As indústrias de transformação de Plásticos concentram-se nas regiões Sul e Sudeste , aproximadamente 75% dos trabalhadores estão nesta região, ou no entorno de polos petroquímicos, como na Bahia. Baseado no comportamento dos 5 anos anteriores, até 2013 o faturamento do setor cresce 8% a.a. e possui tendências de permanecer constante. O Brasil importa R$ 5 bilhões a mais frente ao que exporta. Os principais produtos importados são garrafões, garrafas e semelhantes, algumas chapas, folhas, fitas películas e autoadesivas e rolhas e tampas. 

A indústria da Borracha tem concentração ainda mais polarizada porque 90% das empresas estão na região Sul e Sudeste. Isto é compreensível pois 58% do faturamento vem das montadoras (concentradas nessas regiões) e o restante da receita é muito pulverizado entre os setores de calçados, mineração e siderurgia, eletroeletrônicos, entretenimento, saúde e outros. Boa parte da matéria prima de borrachas naturais vem da região Norte, ainda pouco explorada.

Como incentivo a cadeia de transformação dos polímeros, o Governo Federal oferece incentivos fiscais na compra de matéria prima, reduzindo os custos dos produtos nacionais e os tornando competitivos internacionalmente. 

 

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