Brazil 4 Business

Santa Catarina

Santa Catarina é o sétimo menor estado brasileiro em extensão territorial, porém possui a sexta economia, com um PIB de U$ 90,7 bilhões. A renda per capita também é uma das maiores do país, ocupando a quarta posição, com valor de U$ 11,190. Além disso, o estado se destaca em diversos setores econômicos diversos, entre eles indústria, comércio, agricultura, pecuária, pesca e turismo.

Sólido desempenho econômico

Santa Catarina é o sétimo menor estado brasileiro em extensão territorial, porém possui a sexta economia, com um PIB de U$ 90,7 bilhões. A renda per capita também é uma das maiores do país, ocupando a quarta posição, com valor de U$ 11,190. Além disso, o estado se destaca em diversos setores econômicos diversos, entre eles indústria, comércio, agricultura, pecuária, pesca e turismo.

O estado conta com 70 faculdades e Universidades, 134 escolas e centros de ensino técnico, 120 laboratórios de metrologia, 5 parques tecnológicos, 22 incubadoras de base tecnológica e 117 empresas incubadas, que investem na formação e inovação de novos empreendedores.

Conheça mais sobre o investimentos em formação profissional, pesquisa e desenvolvimento em Santa Catarina:

  • 2º melhor estado brasileiro em educação
  • 4º estado com maior gasto em pesquisa e desenvolvimento
  • 5º estado em inovação de acordo com estudo da Economist Intelligence Unit
  • 5º estado com maior quantidade de patentes e maior quantidade de patentes de invenção
  • 6º estado com maior gasto em Ciência & Tecnologia
  • 9º estado com maior gasto em Atividades Técnicas Científicas  

 
Alta qualidade de vida
                                       

Em Santa Catarina vive-se bem. O bem-estar da população é comparável ao de países desenvolvidos.  Onze cidades catarinenses estão entre as 50 com melhor qualidade de vida do Brasil.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) catarinense, que considera o poder de compra da população, a       longevidade e o grau de educação, é o segundo mais alto do País. É um dos estados com maior poder de compra do país.

1º estado com maior expectativa de vida (76 anos)
2º estado com maior IDH (0,773)
1º estado com melhor índice de GINI (0,445)
1º estado com menor percentual de crianças pobres   (9,7%)
2º estado com menor taxa de analfabetismo do país (3,9%)
3º estado com menor índice de mortalidade infantil (15 por 1.000 nascidos vivos)
1º estado com menor taxa de homicídios (12,9 para 100 mil habitantes)
1º estado com maior percentual da população com ensino fundamental completo; 6º com ensino médio completo; 5º com ensino superior completo
1º estado na Região Sul e o 3º no Brasil referente a pessoas com 25 anos ou mais de idade e com 15 anos ou mais de estudos (12,2 entre 1.000 pessoas)

 

Infraestrutura de ponta

Santa Catarina possui infraestrutura de transporte em expansão, formada por 5 portos, 2.606 km de rodovias federais, mais de 6.000 km de rodovias estaduais, 1.205 km de ferrovias, três aeroportos internacionais e cinco aeroportos regionais e sub-regionais.

Atualmente, é autossuficiente em energia elétrica, além de fornecer energia para outros estados.

Quanto às telecomunicações, são dois milhões de linhas de telefones fixas e mais de oito milhões de linhas de celular. Todos os municípios têm acesso a, no mínimo, um ponto de internet.


Tradição histórica no comércio internacional

Santa Catarina possui uma indústria robusta e inovadora, integrada às cadeias de fornecimento globais. O estado tem vocação para a exportação; são aproximadamente 190 países atendidos. Com grande flexibilidade e tecnologia, a indústria é capaz de atender especificações e preferências de todas as partes do mundo. A indústria de cortes de frango, por exemplo, inovou no mercado e tornou- se a principal referência mundial no setor.

  • 3º estado com maior valor agregado às exportações
  • 5º estado com maior participação das exportações no PIB estadual
  • 10º maior estado exportador
  • Maior exportador de papel/cartão kraftliner para cobertura
  • Maior exportador de roupas de toucador/cozinha, de tecidos atoalhados de algodão e de camisetas T-Shirt de malha de algodão
  • Maior exportador de portas e respectivos caixilhos, alizares e soleiras
  • Maior exportador de motores elétricos de corrente alternada trifásicos
  • Maior exportador de blocos para motores diesel
  • 2º maior exportador de cerâmica

 

Forte e diversificado setor industrial

A indústria catarinense é altamente competitiva devido à forte cultura industrial do estado, suas especializações setoriais, sua rede de serviços de apoio para pesquisa e formação e os crescentes investimentos no setor.

O setor industrial é altamente diversificado com destaque para as indústrias de alimentos, máquinas e equipamentos, têxtil e vestuário, calçadista, metalurgia e produtos de metal, cerâmica, mobiliário, madeira, produtos de plástico, materiais elétricos, geração de energia, construção civil, veículos e autopeças, indústria naval, tecnologia e informática.

  • 2º estado com maior participação da indústria de transformação no PIB total em 2010
  • 4º maior parque fabril em número de estabelecimentos em 2011
  • 5º maior parque fabril em número de trabalhadores em 2011
  • Maior estado na proporção de trabalhadores na indústria de transformação em 2011
  • A indústria de transformação de SC foi a 3ª maior geradora de empregos entre os estados do Brasil em 2012



DESCUBRA SANTA CATARINA

Para apoiar e dar suporte aos investidores estrangeiros, o Centro Internacional de Negócios (CIN) disponibiliza aos empresários informações, serviços de consultoria, organização de feiras, eventos e missões internacionais. O CIN-FIESC faz parte de uma rede liderada pela Confederação da Indústria (CNI) e interligada com dezenas de instituições internacionais de promoção de negócios e investimentos.

Confira, no menu à esquerda, diversas vantagens de investir em Santa Catarina e entre em contato com a nossa equipe no estado.

Diversos fatores internos, como recursos naturais, trabalhadores qualificados, capacidade empresarial, aproveitamento de incentivos e envolvimento em programas governamentais, contribuíram para firmar características próprias setoriais importantes na economia regional no estado. Essa mistura resulta em uma indústria robusta e inovadora, com grau de especialização em vários segmentos, integrada às cadeias de fornecimento globais.

Especializações setoriais por região

  • Norte -  Móveis | Madeira
  • Nordeste - Metalurgia e Produtos de Metal | Máquinas, e Equipamentos Mecânicos | Veículos Automotores/Autopeças | Plásticos | Têxtil e Vestuário
  • Vale do Itajaí - Têxtil e Vestuário | Indústria Naval | Metalurgia e Produtos de Metal | Veículos Automotores/Autopeças
  • Oeste - Alimentos e Bebidas | Móveis
  • Planalto Serrano - Madeira | Papel e Celulose
  • Sul -  Cerâmica | Têxtil e Vestuário | Plásticos
  • Sudeste - Hi Tech | Calçados

Os incentivos são benefícios concedidos pelo governo com o intuito de incentivar certa área, setor ou atividade econômica. Existem vários deles, desde a redução ou isenção de impostos, até a doação de terrenos por prefeituras.  Nos últimos anos, diversos municípios de Santa Catarina - principalmente no litoral e no oeste do estado - têm atraído empresas através de incentivos fiscais, como por exemplo, isenção total ou parcial do Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza - ISS e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU.

Os quadros nos links a seguir apresentam os municípios catarinenses que oferecem algum tipo de incentivo para a atração de empresas. De toda a região sul do Brasil, Santa Catarina é o Estado que mais concede algum tipo de incentivo (80,2% do total de municípios), seguido pelo Paraná (com 74,7% do total) e Rio Grande do Sul (com 72,2% do total). 

Clique aqui e conheça os incentivos oferecidos por cada município catarinense.


PRODEC
O Programa de Desenvolvimento de Empresas de Santa Catarina (Prodec) busca conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais e comerciais, que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina. Trata-se de incentivo equivalente a um percentual pré-determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto.
Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

BMW GroupBrasil

bmw_arturo.png "A BMW está investindo cerca de R$ 600 milhões no projeto de construção de sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araquari (SC). A capacidade instalada será de 32.000 veículos/ano e esse investimento gerará cerca de 1.300 empregos diretos e aproximadamente 2.500 indiretos, contando fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.

Vários fatores foram levados em consideração para tomarmos a decisão de instalar nossa fábrica em Santa Catarina, porém o principal foi o aspecto logístico. O Estado conta com cinco portos e é o único no país com esta condição, o que para nossa operação é um aspecto estratégico. Além disso, tínhamos o objetivo de investir em um município que pudesse se desenvolver juntamente com o crescimento do nosso negócio, e a cidade de Araquari possui todo o potencial para isso.

O BMW Group vem demonstrando ações de comprometimento com o mercado brasileiro e atingiu marcas históricas de vendas nos últimos anos. Com certeza, a unidade fabril em Araquari reafirma o compromisso do grupo com o Brasil."

Arturo Piñeiro, Presidente e CEO do BMW GroupBrasil



Takata América do Sul

"Há cerca de 10 anos, recebemos a incumbência do presidente mundial do grupo Takata para definição do melhor local para instalação da uma nova planta Takata em território brasileiro, para a produção e exportação de um componente de um de nossos principais produtos, que são os cintos de segurança automotivo. Avaliamos muitas possibilidades, mas pesou em favor de Santa Catarina sua localização e ótima condição logística, pois já contava com o porto de Itajaí e havia projetos para o porto de Navegantes. Avaliamos também a boa infraestrutura de energia e o projeto de instalação de gasoduto junto à BR-101. Muito importante mencionar também que a disponibilidade de mão-de-obra com experiência têxtil foi favor muito positivo para a nossa escolha.

Os números confirmam que nosso projeto em Piçarras foi muito bem sucedido, pois projetamos uma produção anual de 72 milhões de metros e geramos 200 empregos diretos. Estamos sempre avaliando possibilidades de expandirmos ainda mais nossos negócios em Santa Catarina."

Airton Evagelista, Presidente da Takata América do Sul



Robert Bosch da América Latina

besalielbotelho.png "A Robert Bosch escolheu o estado de Santa Catarina para implantação do seu Centro de Serviços Compartilhados em 2009, após um amplo estudo de viabilidade, o qual apontou a cidade de Joinville como estratégica por sua vocação na área de serviços, pela boa infraestrutura e nível de segurança pública, além da disponibilidade de mão de obra qualificada e competitiva, em função da quantidade e qualidade de faculdades e escolas técnicas existentes na região."

Besaliel Botelho, Presidente da Robert Bosch América Latina.

 

  • Análise do Comércio Internacional Catarinense
    Esta publicação analisa a evolução recente e as perspectivas de crescimento da produção e do comércio mundial no curto e médio prazos, além de abordar o desempenho das empresas exportadoras e importadoras do Estado em 2014, com foco em suas atividades internacionais.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • Business Santa Catarina
    Além de apresentar o perfil do Estado e seu setor industrial, este guia aponta as oportunidades de negócios que podem ser concretizadas, envolvendo distintos setores econômicos, regiões e instituições. 
    Clique aqui para fazer download.

     
  • Santa Catarina em Dados 2015
    Publicação anual que reúne o mais completo conjunto de estatísticas sobre a economia de Santa Catarina, tais como população, área, produção agrícula e pecuária, comércio internacional, infraestrutura, arrecadação de impostos, produção industrial e número de estabelecimentos e trabalhadores, entre outros temas.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • Perfil Econômico de Santa Catarina
    Dados gerais e principais indicadores macroeconômicos de Santa Catarina.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • Dia de Santa Catarina
    Apresentação sobre as potencialidades e o nível de desenvolvimento catarinense.
    Clique aqui para fazer download.

         
  • Perfil do Brasil
    Dados gerais e principais indicadores macroeconômicos do Brasil.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • PRODEC
    O Programa de Desenvolvimento de Empresas de Santa Catarina - PRODEC - é um mecanismo de financiamento governamental para empresas que operam em Santa Catarina. O incentivo do PRODEC é basicamente um auxílio  financeiro para o capital de giro a longo prazo e a um custo muito baixo. Este guia fornece informações sobre os procedimentos e requisitos para as empresas se beneficiarem do PRODEC.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • Doing Business 2016
    O Doing Business é uma publicação do Banco Mundial que disponibiliza dados econômicos  de 2003 até o presente. Os dados são apresentados em uma variedade de formatos, úteis para pesquisadores, formuladores de políticas e jornalistas, entre outros.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • 3ª edição do Catálogo de Oportunidades para Investimentos no Brasil
    Inserido no âmbito do Plano Brasil Maior (PBM), o catálogo é uma iniciativa do Governo Brasileiro, que reúne informações sobre projetos e obras públicas nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo de atrair potenciais investidores e divulgar as oportunidades de investimentos no País.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • Guia de Investimentos para Estrangeiros
    A publicação agrupa informações de várias fontes governamentais - Apex-Brasil e os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Relações Exteriores e Agricultura, com apoio da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) - e é destinado tanto aos investidores com pouca familiaridade com o Brasil quanto aos que já investem no país e querem expandir suas operações.
    Clique aqui para fazer download.

     
  • Infraestrutura no Brasil: Projetos, Financiamento e Oportunidades
    Clique aqui para fazer download.