Brazil 4 Business

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um estado de economia diversificada e com empresas de prestígio internacional. Está localizado no extremo sul do Brasil, fazendo fronteira com o Uruguai e a Argentina, uma posição privilegiada no coração do bloco econômico do Mercado Comum do Sul (Mercosul), próximo de cidades como São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu, Assunção e Santiago.

 

bandeira_rspdf_1.png__150x100_q85_crop_subsampling-2_upscale.jpg
O Estado participa com 6,7% do PIB nacional, o quarto maior do país. Por sua vez, o crescimento industrial gaúcho é duas vezes maior do que a média brasileira. As potencialidades da economia gaúcha, unidas a tecnologias avançadas, inserem o Rio Grande do Sul em um cenário mundial competitivo.

Há diversas razões para se investir no estado. Dentre elas destacam-se:

  • 2º mais importante polo da indústria de transformação do país, com mais alto crescimento industrial entre estados do Sul e Sudeste.
  • Foco em inovação e pesquisa, sendo referência nacional em parques e centros tecnológicos;
  • O Porto de Rio Grande é o 2° no país em movimentação de contêineres e um dos mais importantes da América do Sul;
  • Qualidade de vida acima da média nacional, com menor mortalidade infantil do país e altas taxas de alfabetização;
  • Parque industrial diversificado, com cerca de 40 mil indústrias.



DESCUBRA O RIO GRANDE DO SUL

Para apoiar e dar suporte aos investidores estrangeiros, o Centro Internacional de Negócios (CIN) disponibiliza aos empresários informações, serviços de consultoria, organização de feiras, eventos e missões internacionais. O CIN-RS faz parte de uma rede liderada pela Confederação da Indústria (CNI) e interligada com dezenas de instituições internacionais de promoção de negócios e investimentos.

Confira, no menu à esquerda, diversas vantagens de investir no Rio Grande do Sul e entre em contato com a nossa equipe no estado.

A indústria gaúcha é uma da mais modernas e diversificadas da América Latina e apoia-se numa robusta base tecnológica, gerando produtos com alto valor agregado em diversos setores econômicos. O Estado possui atualmente os principais parques industriais de automação, biodiesel, implementos rodoviários e ônibus, máquinas e equipamentos agrícolas, couro e calçados, vinhos e espumantes e agroindústria do arroz.

Além das indústrias consolidadas no Estado, apresentamos setores com forte potencial para atração de investimentos:


Metalúrgica Durametal Metalmecânico
O Rio Grande do Sul possui o segundo maior cluster metalmecânico do Brasil e o mais moderno da América Latina. A qualidade dos produtos está relacionada à integração do seu complexo, abrigando indústrias, prestadores de serviços, organizações, centros tecnológicos e universidades.

O setor responde por mais de 30% do PIB industrial do Estado. Tem como diversos segmentos de atuação: industrial, agronegócio, automotivo, construção, construção naval, energia eólica, entre outros. Além disso, a indústria gaúcha possui expertise nas mais variadas técnicas, como corte, dobra, solda, fundição, forja, estamparia, usinagem, siderurgia, metalurgia, automação, tratamento de superfície e reciclagem. 

 



food2.jpg Alimentos e bebidas 
O Estado está em segundo lugar em polos de fabricação de bebidas e quarto em polo de fabricação de alimentos. É importante ressaltar o alto nível de inovação e tecnologias aplicadas no setor, gerando, com isso, uma grande diversidade de produtos.

Os alimentos e bebidas produzidos no Estado ganham relevante destaque para o suprimento alimentício de todo o Brasil. Dentre estes produtos se destacam grãos como a soja, frutas, arroz, carne bovina, carne suína, carne de frango, leite e seus derivados, vinhos tintos e espumantes. 

 

 


defesa.jpg Indústria da defesa
A demanda das Forças Armadas Nacional e da sociedade civil por produtos e equipamentos de defesa segue uma curva ascendente, oferecendo grandes oportunidades para a indústria local. A aproximação entre as áreas de defesa, industrial e acadêmica, tem trazido grandes benefícios para o setor. A transferência de conhecimentos reforça a base tecnológica para este setor estratégico.

 

 

 

naval.jpg Petróleo & gás e naval 
Nos últimos anos, a indústria do P&G cresceu de maneira considerável no Brasil e continua crescendo com as recentes descobertas de grandes reservas no pré-sal. Motivado por este movimento recente, conduzido pelo seu principal player, a Petrobras, o Rio Grande do Sul consolidou-se como um dos principais atuantes na indústria naval nacional.

 

 

 

rubber-and-plastic.jpg Borracha e Plástico
A indústria gaúcha de borracha e plástico é caracterizada por possuir uma vasta gama de aplicações dentro de importantes setores da economia como o de móveis, automobilístico e de alimentos e bebidas. Desde a Primeira Geração até o consumidor final/indústria de transformação, importantes empresas atuam fortemente no setor visando, principalmente, a agregação de valor tanto das atividades do plástico como da borracha. 

A existência do Polo Petroquímico de Triunfo-RS, um dos principais da América Latina localizado no Estado do Rio Grande do Sul, combinado com a versatilidade de aplicações do setor e com a participação produtiva de importantes empresas, servem como argumentos de que o setor possui um diferencial competitivo no que tange a cadeia de fornecimento de matérias-primas plásticas e de borracha. 

 

 


 

energy.jpg Energias Renováveis
O setor no Estado vem sendo influenciado diretamente pelo grande potencial do país em energias renováveis e os planos do governo brasileiro de investimento de cerca de U$S 63 bilhões para a expansão de energias renováveis até 2020, aumentando a demanda por produtos internacionais e know-how.

O Rio Grande do Sul já se posiciona como um dos principais players no segmento de energia eólica no país, com a 4ª maior potência total. Vale ressaltar que é o estado com maior potência em construção. O maior parque eólico da América Latina encontra-se na cidade de Osório, cerca de 100 km da capital Porto Alegre.

O Estado vem desenvolvendo ações para impulsionar também a indústria fotovoltaica, solar térmica, de biocombustíveis, biogás, biomassa e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). A boa infraestrutura de redes de transmissão e distribuição de energia elétrica facilitam o escoamento da energia renovável da região.

O Rio Grande do Sul fornece diversos incentivos e benefícios, visando aumentar a atratividade da região em diferentes áreas de competitividade e inovação. Estes incentivos são complementados com linhas de financiamento subsidiadas e planos de formação de mão-de-obra qualificada, customizados para cada investimento. Dentre os principais incentivos, destacam-se:

Incentivos fiscais:

  • Fundopem
  • Integrar
  • Bancos com linhas de financiamento atrativas
  • Badesul
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicos e Social (BNDES)

Outros incentivos:

  • Lei da Inovação
  • Parques tecnológicos
  • Distritos industriais


O Centro Internacional de Negócios está preparado para auxiliá-lo no processo de obtenção de incentivos e benefícios diversos, através da articulação com os diversos agentes envolvidos.