Brazil 4 Business

Paraná

Apesar de ser um dos menores estados do país em área, o Paraná possui o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) e o terceiro maior valor adicionado da Indústria de Transformação, sendo o estado que mais cresce na produção física e no emprego industrial nas regiões Sul e Sudeste nos últimos doze anos. Além disso, possui uma capital referência em qualidade de vida, sustentabilidade e inovação; Curitiba é considerada a melhor cidade para se viver no Brasil, a 2ª com melhor qualidade de vida e uma das mais inovadoras na América Latina. A indústria da região busca se desenvolver por meio da qualificação da mão de obra para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida das pessoas a ela vinculadas. O estado portanto, é um dos melhores destinos para investimento no Brasil e América Latina.

MÃO DE OBRA QUALIFICADA; com a presença de 197 instituições de ensino superior.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTOS; institutos de pesquisa de referência e mais de 30 incubadoras tecnológicas.

QUALIDADE DE VIDA; o estado possui dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano e sua capital, Curitiba, foi eleita a melhor cidade para se viver no Brasil.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA para o comércio nacional e internacional; agregada à infraestrutura desenvolvida permite acesso facilitado às regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil além, dos países da América do Sul e Mercosul.

ENERGIA RENOVÁVEL EM ABUNDÂNCIA; o estado detém da maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, além disso, no seu projeto de desenvolvimento inclui as novas tecnologias para a geração de energias renováveis e limpas, tais como, projetos que usam biomassa, energia eólica, fotovoltaica entre outras.

UM DOS MAIORES POLOS INDUSTRIAIS DO BRASIL; conta com cerca de 65 mil indústrias estão distribuídas nas diversas regiões do estado, totalizando 920 mil postos de trabalho e são responsáveis por 25% do PIB do estado.

CRESCIMENTO ECONÔMICO acima da média nacional o que o coloca entre as principais economias do Brasil, sendo o 5º maior Produto Interno Bruto-PIB, atraindo nos últimos 5 anos mais de R$ 40 bilhões em investimentos.


Confira, no menu à esquerda, diversas vantagens de investir no Paraná e entre em contato com a nossa equipe no estado.

Dentre os setores prioritários do estados estão aquele portadores de futuro em que o estado decidiu investir e desenvolver, como automotivo e recentemente o aeroespacialtecnologia da informação, entre outros  e os vinculados as vantagens e características naturais, como toda a indústria voltada ao agronegócio com elos da cadeia produtiva, como indústria alimentar e bioenergia, e elos anteriores da cadeia, como insumos, máquinasequipamentos tecnologiapara o campo; também possui forte atuação em setores tradicionais como moda (confecções) madeira e móveis, além de ser o maior produtor de energias renováveis do país.

O Programa Paraná Competitivo é um dos principais atrativos para investimentos no Paraná. Por meio de incentivos bem estruturados e sustentados por lei, o Programa apoia tanto o novo investidor quanto empresas já estabelecidas que promovam expansão ou diversificação em seus negócios.

O programa foi criado em 2011 para reinserir o Paraná na agenda dos investimentos locais, nacionais e internacionais. Reformulado no início de 2017, o novo Paraná Competitivo contempla uma série de medidas – como a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional – e tem como objetivo tornar o estado mais atrativo para novos empreendimentos produtivos que gerem emprego, renda, riqueza e desenvolvimento sustentável. 

A Agência Paraná de Desenvolvimento é a instituição responsável por receber os requerimentos de empresas interessadas no Programa. Os incentivos pleiteados são avaliados pela APD a partir de um relatório técnico que leva em conta as prioridades do estado, como tipo do investimento, setor econômico, número de empregos gerados, impactos econômicos, sociais e de meio ambiente, adensamento da cadeia produtiva e grau de inovação. Após a avaliação técnica da APD, o processo passa para análise da Secretaria de Estado da Fazenda, onde é decidida a concessão ou não dos incentivos.

 

Condições

- Projetos:

O Programa aplica-se a projetos de implantação, expansão, diversificação ou reativação

- Investimento:

O montante total do investimento deve ser superior a R$ 3,6 milhões.

Prazos:

- Investimentos realizados nos 24 meses anteriores ao protocolo do requerimento;

- Investimentos em fase de implementação;

- Investimentos a serem realizados (projetados).

 

Incentivos previstos

- Parcelamento do ICMS incremental;

- Diferimento do ICMS nas operações de fornecimento de energia elétrica por empresa localizada em território paranaense e de fornecimento de gás natural pela Compagas;

- Transferência de créditos de ICMS próprio para aquisição de ativos

 

Pagamento

- Em duas parcelas, sendo a 1ª de 10% e a 2ª de 90%, a ser paga após 48 meses

 

*Fonte: Agência Paraná de Desenvolvimento 

Setor:

Tipo de investimento:

Valor do projeto

"A escolha do Estado do Paraná se deu ao bom ambiente de negócios, à proximidade de grandes fabricantes de veículos e ao apoio recebido do Estado do Paraná."
Shizuma Kubota - Presidente da Sumitomo Rubber do Brasil     sumitomo.png

 

"Diversas questões estratégicas influenciaram na escolha da DAF pelo Estado do Paraná,como a importante parcela do mercado de caminhões que a região detém, a produção agrícola e também a grande concentração de empresas de transporte. Outro fator bastante relevante é a estrutura de mão de obra oferecida no Estado. Instituições de ensino como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Senai do Paraná nos motivaram em relação à qualificação local. Em cada Estado que atuamos identificamos uma particularidade e um perfil de cliente diferente. No entanto, o consumidor brasileiro, de maneira geral, está mais exigente quanto à união das qualidades fundamentais para o transporte: a qualidade do caminhão e o baixo custo total de operação. Com os clientes paranaenses não está sendo diferente e temos um produto e serviços à altura das expectativas." 
Michael Kuester - Presidente da DAF Caminhões Brasil      Sem título.jpeg

 

"Curitiba e Região Metropolitana oferecem uma excelente combinação de desenvolvimento econômico, infraestrutura logística,mão de obra qualificada, além da qualidade de vida nas áreas de saúde, cultura e lazer." 
Alain Tissier - Vice-Presidente da Renault do Brasil      renault.png

 

"A Harris assinou um acordo com o Governo do Paraná para a produção de rádios e tecnologias para a missão crítica adequados ao uso em segurança pública por encontrar no Paraná um ambiente propício para desenvolvimento e produção de alta tecnologia. Posso destacar como principais motivadores para a escolha do Estado do Paraná sua infraestrutura, indicadores econômicos, mão de obra qualificada e benefícios do programa Paraná Competitivo. A fabricação local é um passo importante para aumentarmos nossa competitividade no mercado internacional."
Reinaldo Rezende - Presidente da Harris      harris.jpg

 

"O Estado do Paraná oferece boas possibilidades para o desenvolvimento de pequenas, médias e grandes companhias. Mão de obra qualificada, um ambiente de negócios estável e uma sólida estrutura se unem ao perfil hospitaleiro, gentil e didicado, características marcantes do cidadão paranaense."
Cyro Gazola - Gerente Geral da Mondelez Brasil      mondelez.png

 

“A cidade de Londrina foi escolhida para abrigar o novo centro da Atos após uma profunda análise entre diversas regiões do Brasil em que foram avaliados aspectos como localização, disponibilidade de mão de obra qualificada e ambiente socioeconômico. Para a escolha da cidade levamos em consideração diferentes critérios, como aspecto geográfico (disponibilidade física de escritórios, qualidade de vida, facilidade de acesso por diferentes meios de transporte), mercado de trabalho (quantidade e profissionais atuais e futuros), presença de universidades e escolas técnicas na área de TI, facilidade para realização de treinamentos, consagrando Londrina como a melhor opção para o nosso plano de negócios.”
Felipe Trevisi, Diretor Financeiro da Atos    atos_logo.jpg

 

''O norte do Paraná superou nossas expectativas! Nós recebemos um ótimo suporte das instituições locais e contratamos excelente mão-de-obra em todos os níveis. A escolha pela região confirmou-se certa.

As razões para a Hexal estar no norte do Paraná são:

  1. Mão-de-obra, mercado e ambiente:

Boas escolas e universidades, pessoas qualificadas, motivadas e dispostos a aprender  por menores salários e custos do que em cidades maiores, ambiente seguro e atrativo.

      2. Logística:

Próximo da maioria do mercado em São Paulo, conectado à boa infraestrutura (rodovias, aeroportos nacionais e internacionais e portos) em uma região em crescimento.

      3. Benefícios, estabilidade e baixos custos:

Benefícios vindos do Estado, consciência política, estabilidade econômica (fornecimento de energia), baixos custos para imóveis e custos de manutenção.''

Dr. Thomas Strüngmann – Presidente da Hexal      download.jpeg