Brazil 4 Business

Amapá

O PIB do Amapá é de aproximadamente R$ 10 bilhões. As receitas são provenientes essencialmente do setor de serviços (~88%).

Com território equivalente à área da Grécia, é o 18° maior estado em extensão e em termos populacionais ocupa a penúltima colocação.

A capital é Macapá com 400 mil habitantes.

As principais razões que justificam os investimentos em Amapá são:

  • Reestruturação política atual visando moralização de processos;
  • Entorno da cadeia logística que está sendo desenhada com economia aquecida;
  • Ótimas possibilidades de escoamento da produção;
  • Política de incentivos atraente.

Equipamentos para produção de energia: O Amapá concentra vários rios com volume constante ao longo do ano, o que possibilidade exploração do potencial hidroelétrico. Além disso, a foi identificada como entre as 5 melhores do país em termos de ventos para produção de energia eólica e esta é uma opção ainda pouco explorada.

Alimentos e Bebidas: Por se tratar de uma região isolada até anos recentes, este é um mercado ainda em fase preliminar. Os constantes investimentos em logística geram a perspectiva de ampliação do número de consumidores no entorno de grandes obras. Além disso, a excelente biodiversidade garante insumos únicos para a indústria, sendo este seu principal diferencial competitivo.

Construção: A demanda pelo setor é alta no estado em função dos vários programas que visam reduzir o déficit habitacional. Para isso parcerias entre governo estadual, federal e iniciativa privada são frequentes para formar mão de obra qualificada, sendo assim uma política bem consolidada no estado. O cenário das obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas e construção de pontes, deve se manter aquecido.

Refino de Petróleo e Coque: Pesquisas iniciais detectaram que na região da foz do rio Amazonas existem reservas de petróleo marítimo em volume superior a 14 bilhões de barris. A expectativa de exploração é a curto prazo, sendo que os direitos de extração já foram licitados. Existem reservas em águas rasas (de rápida exploração) e águas profundas, garantindo a sustentabilidade de refinarias instaladas na região.

Perfumaria, Higiene e Limpeza: A existência de biodiversidade rica e bastante inexplorada na região, confere potencial imensurável para o desenvolvimento de novos produtos no ramo de perfumaria.