logo-atuacao-internacional-uninter-cni-sesi-senai-iel-sistema_industria198x54 (1).png
brasil-mini.png
bandeira-do-reino-unido.png

NOTÍCIAS

16 de Março de 2017 às 17:11

SENAI avalia projetos de cooperação na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe

centro-formacao-profissional-senai-sao-tome-principe-.jpg

05/08/2016 - Entre os dias 5 e 17 de julho, o SENAI realizou duas Missões de Avaliação de Projetos Internacionais a Guiné-Bissau e a São Tomé e Príncipe, uma avaliação intermediária e outra final, respectivamente. Com base em reconhecidas técnicas de avaliação de projetos internacionais, representantes da Unidade de Relações Internacionais de SESI, SENAI e IEL (Uninter) conversaram com interlocutores dos Centros de Formação Profissional nos dois países africanos. As escolas são fruto de projetos de cooperação técnica Sul-Sul executados pelo SENAI e coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A avaliação concentrou-se no desempenho do SENAI em gestão e no conteúdo técnico de ambos os centros. A análise se deu por meio de entrevistas com representantes de instituições parceiras locais, de empresas que contratam egressos e de associações empresariais dos setores importantes para o país, além de conversas com professores capacitados pelo SENAI, alunos formados e em capacitação, técnicos e gestores das escolas.

O objetivo das avaliações de projetos internacionais é analisar os resultados da cooperação técnica, no que se refere ao fortalecimento da marca e do capital político do Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL) para defesa de interesse da indústria brasileira e ao desenvolvimento de novas expertises e competências interculturais aos técnicos do sistema.