Área Internacional da CNI
logo.png

Como e onde emitir?

Para solicitar a emissão de um ATA Carnet, basta acessar o sistema on-line www.ata.cni.org.br. A empresa solicitante deve preencher o formulário com informações sobre as mercadorias a serem enviadas ao exterior sob regime de exportação temporária e países de destino a serem visitados. A própria ferramenta eletrônica gera o documento de forma automática e totalmente on-line.

Após análise das informações e aprovação,  o usuário pode retirar seu ATA Carnet nas federações de indústria presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

O documento emitido é composto por duas folhas de apresentação para cada país estrangeiro onde a mercadoria for ingressar, e outras duas folhas de apresentação à alfândega na saída e no retorno de seu país de origem. Como um passaporte, uma das folhas recebe o carimbo da alfândega estrangeira na entrada e a outra na saída. Do mesmo modo, o documento também é carimbado pela aduana brasileira na saída e retorno do país.

De acordo com o previsto na Convenção de Istambul, a emissão de ATA Carnet estará condicionada a contratação, por seu usuário, de garantia correspondente ao bens que pretende promover ou apresentar no exterior. Para emitir seguro correspondente à sua operação, contate a Corretora de Seguros Alper pelos telefones (11) 3175-2395 (Fernando Cirelli); (11) 3175-2950 (Douglas Cruz) e (11) 3175-2410 (Juliana Kaneko) ou pelo e-mail seguro.garantia@alperseguros.com.br.

 

Pontos de atendimento

A emissão do ATA Carnet é realizada pelas federações da indústria estaduais. Para facilicar o acesso, o serviço pode ser solicitado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal em qualquer uma das 27 federações de indústria estaduais ligadas à CNI. Para solicitar, basta preencher requisição online.

 

Abaixo, você confere as informações dos pontos de atendimento físico:

Tarifa de emissão

As tarifas para emissão do ATA Carnet são calculadas a partir do valor dos bens, do número de países que irão visitar, seguro e outros serviços.

Confira a tabela de preços:

 

 Valor Base US$ (Dólares Americanos)*                                                                       Tarifas atuais (R$) 

                                                                     Outros itens

                                                                     Entrega antecipada****

* O valor cobrado pela emissão do ATA Carnet corresponde ao somatório de bens amparados pelo título. A declaração de valores é realizada pelo usuário e poderá ser avaliada pela Receita Federal do Brasil. A emissão do ATA Carnet viabiliza até 4 viagens em 12 meses. ** Valor adicional pago quando é necessária uma folha adicional de Lista Geral para compor todos os bens do ATA Carnet. Será fornecido o jogo (vias amarelas, brancas e azuis, correspondentes, a cada folha de continuação adicional. ***Caso o usuário necessite de mais vouchers e talões ATA Carnet para novas viagens. O valor corresponde a 2 novas viagens, realizadas na vigência do título. ****Após contratação do seguro garantia e lançamento do número da apólice no sistema ATA Brasil, será possível requerer entrega antecipada do título para o dia seguinte ou para o mesmo dia. O prazo regular de emissão do título após contratação e lançamento do seguro é de 48h. 

Documentos Importantes

Acesse abaixo documentos oficiais sobre o ATA Carnet:

Novo! Anvisa RDC Nº 208, de 5 de janeiro de 2018 Acesse
Dispões sobre a simplificação de procedimentos para a importação de bens e produtos sujeitos a Vigilância Sanitária.

Instrução Normativa RFB Nº 1763, de 21 de novembro de 2017 - Acesse
Altera a Instrução Normativa RFB no 1.639, de 10 de maio de 2016, que dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de admissão temporária de bens ao amparo do Carnê ATA, de que trata a Convenção de Istambul, promulgada pelo Decreto no 7.545, de 2 de agosto de 2011.

Instrução Normativa RFB Nº 1727, de 10 de agosto de 2017 - Acesse
Altera a Instrução Normativa RFB no 1.639, de 10 de maio de 2016, que dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de admissão temporária de bens ao amparo do Carnê ATA, de que trata a Convenção de Istambul, promulgada pelo Decreto no 7.545, de 2 de agosto de 2011, e a Instrução Normativa RFB no 1.657, de 29 de agosto de 2016, que dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de exportação temporária de bens ao amparo do Carnê ATA.

Instrução Normativa RFB Nº 1657, de 29 de agosto de 2016 - Acesse
Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de exportação temporária de bens ao amparo do Carnê ATA.

Decreto nº 7.545, de 2 de agosto de 2011 - Acesse
Promulga a Convenção Relativa à Admissão Temporária, conhecida como Convenção de Istambul, celebrada em 26 de junho de 1990, sob os auspícios da Organização Mundial de Aduanas, o texto de seu Anexo A, com reserva, e de seus Anexos B.1, B.2, B.5 e B.6.

Instrução Normativa RFB nº 1639, de 10 de maio de 2016 - Acesse
Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de admissão temporária de bens ao amparo do Carnê ATA, de que trata a Convenção de Istambul, promulgada pelo Decreto nº 7.545, de 2 de agosto de 2011.

Lista de países signatários da Convenção ATA - Download

Lista de países signatários da Convenção de Istambul -  Download

Países participantes - Acesse

logo-icc.png
logos-rede-cin.png
Logo CNI azul PFI.png
topo