Conselho de Relações do Trabalho apresenta balanço e desafios para 2018

Conselheiros debateram avanços e conquistas deste ano e discutiram temas prioritários para o ano que vem

Durante a reunião foram destacados os avanços como a regulamentação da terceirização e a aprovação da reforma trabalhista

A última reunião do ano do Conselho de Relações de Trabalho (CRT) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) serviu para fazer um balanço de avanços de 2017, com destaque para a modernização trabalhista, e também para discutir os temas prioritários em 2018. Para o presidente do conselho, Alexandre Furlan, uma das principais metas será acompanhar a aplicação das novas regras. "Temos pela frente um trabalho importante de orientação e educação em relação às mudanças", afirmou.

Durante a reunião foram destacados os grandes avanços do ano em matéria trabalhista, a exemplo da regulamentação da terceirização, da aprovação da reforma trabalhista e dos avanços na NR 12. Além disso, foi informado aos conselheiros que a área de relações do trabalho da CNI está acompanhando as decisões judiciais relacionadas à atualização das leis trabalhistas.

"Vamos precisar muito da ajuda dos conselheiros e da nossa rede de RT nas federações de indústrias e associações setoriais no acompanhamento do cenário em cada estado", disse a gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena. 

SST - O Conselho também discutiu avanços e desafios relacionados às normas de saúde e segurança do trabalho (SSTs).  Nos últimos 4 anos, 69% das alterações promovidas em normas regulamentadoras convergiram com demandas da indústria.

2018 - Os macrotemas prioritários para a agenda de relações do trabalho também foram apresentados durante a reunião, pois embora se tenha avançado muito na atualização da agenda trabalhista em 2017 a agenda de relações do trabalho não é exaustiva e a ideia agora é atuar em novas propostas relacionadas a aspectos de SST e previdência, como a gestão dos afastamentos;  a aposentadoria especial;, parametrização para a criação de normas, entre outras.

Relacionadas

Leia mais

Precisamos de segurança jurídica
Indústria espera aumento do emprego e do investimento após a modernização das leis do trabalho
Empresários confiam na aprovação da reforma da Previdência, diz presidente da CNI

Comentários