Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável lança Plano de Ação

O objetivo é implantar a Agenda 2030 no país e aprimorar políticas públicas para alcançar metas sociais, ambientais e econômicas

A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) aprovou na sexta-feira (15), o Plano de Ação dos ODS. O objetivo é contribuir para a implantação da Agenda 2030 no país e aprimorar as políticas públicas que ajudem o Brasil a alcançar as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre as principais frentes está a de comunicação, para levar à sociedade o conteúdo do plano. Inclusive, está previsto um evento para o começo do ano em que serão lançados o Prêmio ODS Brasil e instalada a primeira Câmara Temática da CNODS, a de Parcerias e Meios de Implementação.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) integra a Comissão Nacional para os ODS, criada pelo Decreto Presidencial 8.892, de outubro de 2016. A comissão é uma instância de natureza consultiva e paritária, que tem o intuito de internalizar, difundir e dar transparência às ações relativas aos ODS. Tem ainda a participação de representantes dos três níveis de governo e da sociedade civil, constituindo-se em amplo espaço para a articulação, a mobilização e o diálogo com os entes federativos e a sociedade civil.

O plano traz prioridades estabelecidas pela comissão em cinco grandes eixos estratégicos. Um dos eixos, de gestão e governança da comissão, é transversal. Há outros quatro finalísticos: de disseminação; de internalização, de interiorização e de acompanhamento e monitoramento da Agenda 2030.

AGENDA 2030 – A Agenda 2030 é fruto do consenso entre 193 países membros da ONU e reúne contribuições do diálogo entre governos e sociedade civil, construídos desde a Rio+20, que resultou na inserção de novas temáticas ao desenvolvimento sustentável tais como: indústria, inovação, infraestrutura, trabalho, crescimento econômico, paz e justiça, mudanças climáticas, entre outros.  Até 2030 o Brasil se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas.

A Agenda 2030 dos ODS é uma oportunidade de convergência dos esforços do governo e da sociedade civil para implementar o plano de desenvolvimento, para combater de forma coordenada a pobreza e a fome no país, lutar contra as desigualdades, combater as mudanças climáticas, e promover o crescimento econômico inclusivo dentre outros objetivos.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto

Relacionadas

Leia mais

CNI terá cinco imersões em ecossistemas de inovação em 2018
VÍDEO: Luz na passarela para os alunos do SENAI
Brasil supera marca de 100 ATA Carnets emitidos no primeiro ano de operação

Comentários