Museu do Amanhã recebe edição 2017 do SENAI Brasil Fashion

Jovens estilistas e modelistas do SENAI vão apresentar minicoleções em um desfile. O quer chega a passarela, passou pelas mãos e olhares de quatro grandes nomes da moda: Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga

"Brasil fashion", estilista, moda, senai

Até o dia 27 de novembro, Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga vão exercitar suas habilidades de coach com 24 alunos de moda. Organizados em doze duplas - um estilista e um modelista - eles são alunos de cursos de longa duração na área de moda, design e vestuário oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os estudantes foram selecionados via edital, com trabalhos autorais, para o projeto Brasil Fashion 2017, que tem como tema “futuro é moda, moda é futuro”.

O projeto é realizado e idealizado pela Samba MKT ao Vivo por meio do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil ), no Rio de Janeiro. O objetivo é fortalecer e divulgar a educação profissional no Brasil por meio de uma plataforma de moda que capacita os alunos através de uma experiência hands on – e que gera visibilidade para o segmento.

ENCONTROS - Antes do gran finale, que será o desfile da minicoleção no dia 27 de novembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro,  os estudantes e os coaches participam de dois encontros intensos.

ESTUDANTES SELECIONADOS - SENAI BRASIL FASHION
Estado Estilista Modelista
Ceará Daiane Joyce de Melo Rocha Paulo Ferreira Neto 
SENAI Cetiqt (RJ) Juliana Cavalcanti de Siqueira   Raíssa de Sacramento Campos 
Espírito Santo Ruan Rodrigues Barbosa João Victor Alves Maia 
Espírito Santo Amanda Claudino de Almeida Nilceia Nascimento da Silva
Goiás  Paloma Gomes de Lima  Fernanda Pinheiro Marin 
Minas Gerais Hellen Formaggini de Morais Simone Teixeira de Jesus Soares 
Paraíba Virna Cristina Fernandes Dantas Barbosa Alanne de Oliveira Dias 
Paraíba Carina Vilar Queiroz Grayce Fabiola Felix de Farias 
Paraná  Isabelle Krauze da Silva  José  Pedro Legnani Assis 
Rio Grande do Norte Dinedso Firmino da Fonseca Vanessa Pereira Batista
Santa Catarina Agda Manenti Serafim   Leticia Rosa Alves
São Paulo Tarcila Maria de Almeida Silva  Joice Fabiana da Silva Parra
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No primeiro deles, em outubro, foram realizadas vivências para desbloquear a criatividade. Eles também definiram o processo de criação dos looks, além de conhecer o museu onde apresentarão as minicoleções. 

No segundo encontro, também em outubro, avançaram com a criação dos looks do desfile e acertarm a escolha das modelos – uma seleção de new tops e também de modelos que vieram ou que ainda moram em comunidades de todo o Brasil.

Também foram feitas discussões discussões sobre o que existe de mais inovador em materiais, processos e conceitos no mercado de moda. Participam dos debates nomes como Muriel Campanha (Adidas), Angelo Frigerio (Rosset Têxtil) e Denise Sakuma (Lycra). Tudo foi transmiitido para os alunos do SENAI via streaming, permitindo que os estudantes de outras cidades tivessem acesso aos painéis.

Durante a série de encontros até o desfile final, os jovens aprendem a ter uma visão 360° da profissão, desde a concepção inicial da coleção até as decisões que envolvem a apresentação. Para isso, contam com mais consultores: Daniel Ueda no styling, Carlos Pazetto para a direção de desfile, Max Blum na produção musical, Ed Benini para o casting, Wilson Ranieri para a modelagem e Rodrigo Costa na beleza. Jackson Araújo (comportamento) e Tatiana Palezi (da SAMBA Marketing Ao Vivo, que assina a produção do evento) completam o time que assessora as duplas. O defile será fechado para jornalistas, empresários e formadores de opinião do mercado da moda. 

SENAI CETIQT - O SENAI CETIQT atua como principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas, com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A instituição, reconhecida como pioneira no sistema SENAI, foi a primeira unidade a lançar, em 1997, o ensino de nível superior no sistema com o curso de Engenharia Industrial Têxtil, agregando valor na formação de profissionais para a área têxtil. Em 2001, foi lançado o curso superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria. Durante sua trajetória inovadora, o SENAI CETIQT passou a oferecer também outros cursos de nível superior, de pós-graduação e de extensão, além dos cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.
 

Relacionadas

Leia mais

5 cursos do SENAI para você ganhar dinheiro com as delícias do Natal
Fantástico, da TV Globo, destaca atuação do SENAI CETIQT em reportagem sobre moda do futuro
Temos vagas! Veja as opções de cursos do SENAI em todo o Brasil

Comentários