IEL e CNPq lançam programa para empresas que buscam soluções tecnológicas

Em parceria com instituições de ensino e estudantes de graduação, o InovaTEC é voltado prioritariamente para pequenas e médias empresas. Empresários interessados poderão submeter propostas até o dia 15 de dezembro

Os resultados da chamada serão divulgados no dia 24 de janeiro de 2018 e o início das atividades dos projetos está previsto para os meses de março e abril

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), lançaram a Chamada Pública do InovaTEC. O programa tem como objetivo principal a melhoria contínua da produtividade na indústria, por meio da execução de projetos ligados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com a abordagem de temas de interesse do setor empresarial. Os projetos serão desenvolvidos numa parceria entre empresas, instituições de ensino superior e estudantes de graduação.

O CNPq concederá 200 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI) para estudantes matriculados em curso superior e/ou superior tecnológico. Também serão disponibilizados, neste programa, auxílios à pesquisa aos professores, que coordenarão o projeto.

As inscrições podem ser feitas no site do programa. As empresas interessadas em participar do programa poderão encaminhar propostas ao IEL da sua região até o dia 15 de dezembro.

De acordo com o edital, uma parcela mínima de 30% dos recursos será destinada a projetos cujos professores/coordenadores estejam vinculados às instituições de ensino superior sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Também terão prioridade pequenas e médias empresas, desde que o projeto tenha a pontuação mínima exigida no edital.

Os resultados da chamada serão divulgados no dia 24 de janeiro de 2018 e o início das atividades dos projetos está previsto para os meses de março e abril de 2018.

O superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól, afirma que o InovaTec irá contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e também na preparação de recursos humanos com capacidade inovadora para as empresas. “O InovaTec terá uma relevância fundamental ao preencher uma lacuna na área de PD&I para pequenas e médias empresas. Nesse contexto, o IEL será um elo entre as empresas e a academia”, afirma.

Ele acrescenta que o programa se configura como uma porta de entrada importante para que empresas de pequeno e médio portes se beneficiem de recurso humano qualificado (professor acompanhado de um bolsista) para resolver algum desafio. A meta é gerar para e empresa aumento de produtividade, inovação ou mesmo desenvolvimento da competitividade, a partir de um investimento inferior ao praticado pelo mercado.

Relacionadas

Leia mais

Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2017
Vencedores do Prêmio Inova Talentos 2017 são anunciados em solenidade do IEL em Curitiba
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017

Comentários