Cinco equipes de robótica de Santa Catarina se classificam para etapa nacional do Torneio FLL

Seletiva regional foi realizada pelo SESI em Joinville e reuniu mais de 300 jovens de 9 a 16 anos, nos dias 24 e 25 de novembro

Os vencedores da seletiva regional de um dos maiores torneios de robótica do mundo, o FIRST LEGO League (FLL), foram as equipes Agrorobots (Concórdia) – em primeiro lugar –, SESI SC Sunrise (Joinville) – em segundo – e Carvoeiros Robots (Cricíúma), em terceiro. O evento foi promovido em parceria com o SESI, entidade da FIESC, em Joinville, no dias 24 e 25 de novembro, e recebeu a visita de cerca de 10 mil pessoas no Centreventos Cau Hansen.

As três equipes estão classificadas para participar da fase nacional do torneio que será realizada em Curitiba/PR, em março de 2018. Também estão classificadas as equipes Aliemon's (Timbó) e SESI SC Legacy (São Miguel do Oeste).

O torneio FIRST LEGO League reúne estudantes de 9 a 16 anos com o desafio de montar suas equipes e construir robôs autônomos com peças de LEGO. No desafio, os estudantes colocam os robôs para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, houve atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas d’água.  Um dos maiores objetivos do evento é atrair os jovens e mostrar a eles que carreiras profissionais científicas e tecnológicas em áreas como engenharia, programação, desenvolvimento de softwares, entre outros, são promissoras. 

O 1º vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar destacou e agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento. "Temos certeza que todos os estudantes são vencedores porque saem daqui sabendo ainda mais trabalhar em equipe e com mais conhecimento. Agradecemos principalmente aos pais pelo apoio e o trabalho da equipe organizadora", disse.

SUPERAÇÃO - A emoção dos vencedores estava estampada no rosto de cada um. Ricardo Gabiatti, mentor da equipe Agrorobots (Concórdia), mencionou a superação de dificuldades. "Provamos para nós mesmos que é possível avançar. A participação é sempre emocionante e contribui com o espírito de equipe e com a formação dos valores dos alunos", destacou.

O treinador do SESI SC Sunrise (Joinville), Marcos Rau, era só alegria. "Estar na próxima fase é uma conquista. É o reconhecimento ao trabalho e dedicação dos estudantes. Agora é trabalhar para seletiva nacional", projetou.

Cleber Marinho, treinador da  equipe Carvoeiros Robots (Cricíúma) também não escondia a alegria de ter sua sua equipe classificada para fase nacional. "A emoção é indescritível. É o trabalho de meses sendo recompensado. Os alunos foram incansáveis na busca de informação e de ajuda de pessoas para fazer um bom trabalho. A recompensa é para todos da escola".

O torneio teve o apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, da Águas de Joinville, e também da Secretaria de Estado da Educação. No próximo ano a seletiva regional do torneio FIRST LEGO League será na cidade de Rio do Sul.

Classificados para seletiva nacional do FIRST LEGO League:

Agrorobots (Concórdia)
SESI SC Sunrise (Joinville)
Carvoeiros Robots (Cricíúma)
Aliemon's (Timbó)
SESI SC Legacy (São Miguel do Oeste)

Suplentes
SESI SC Techmaker (Blumenau)
SESI SC Hidro-Leam (São Bento do Sul)

Relacionadas

Leia mais

Cinco equipes representarão Goiás no Torneio Nacional de Robótica
SESI-DF terá quatro equipes no Torneio Nacional de Robótica
Equipes do SESI-RN garantem 1º e 2º lugares em etapa regional do Torneio de Robótica de Natal

Comentários