5 profissões em que o Brasil é referência mundial

A Agência CNI de Notícias publicou em maio as cinco profissões nas quais o Brasil é potência mundial. As conquistas brasileiras não param aí. Conheça mais cinco ocupações em que os brasileiros são referência em competições internacionais

O Brasil subiu ao pódio mais uma vez na última edição da WorldSkills, que reuniu competidores de 68 nações em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro. A delegação brasileira ficou no 2º lugar geral na maior competição de profissões técnicas do planeta. Os brasileiros conquistaram 15 medalhas, sendo sete de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 26 diplomas de excelência. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) teve papel fundamental na conquista: treinou 51 dos 56 competidores, alunos e ex-alunos da instituição. A participação em competições é parte do sistema do SENAI de avaliação da educação profissional oferecida a seus estudantes. É também uma oportunidade de acesso às tecnologias que estão ingressando no mercado nas 28 áreas industriais em que atua. O conhecimento adquirido nos torneios também se reverte em novas práticas pedagógicas e de avaliação que beneficiam todos os alunos.

O resultado na WorldSkills Abu Dhabi demonstra, novamente, que o Brasil é uma potência em educação profissional. Descubra abaixo algumas profissões em que os brasileiros são tradicionalmente os melhores do mundo: 

1. Soldagem

O técnico em Soldagem tem a função de preparar e juntar uma série de metais para produzir uma peça e supervisionar o processo de soldagem com segurança e saúde no trabalho. A equipe verde e amarela já conquistou duas medalhas de ouro, duas de bronze e três diplomas de excelência na disputa internacional.

2. Tornearia CNC

O técnico em Tornearia CNC (Computer Numerical Control) é o especialista em operar e programar a máquina computadorizada que permite moldar e girar a matéria-prima. A finalidade é fabricar peças para segmentos como automobilístico, equipamentos agrícolas, próteses, entre outros. O Brasil foi ouro na modalidade nos Emirados Árabes. Mas não é a primeira vez que a bandeira verde e amarela chega ao lugar mais alto do pódio. Isso também aconteceu em 1995, em Lyon na França.  Ao todo já são oito premiações: uma de prata e cinco diplomas de excelência.

3. Joalheria 

O técnico em Joalheria idealiza, seleciona os materiais (geralmente metais e pedras preciosas), produz e também pode comercializar joias. A confecção é manual ou feita com a ajuda de um software 3D. Nas últimas cinco edições da WorldSkills, o Brasil subiu ao pódio cinco vezes ao obter duas medalhas de ouro e três de prata. Além disso, conseguiu diploma de excelência no torneio em 2007. 

4. Manufatura Integrada

Profissionais dessa área projetam, fabricam, montam e testam equipamentos novos, assim como trabalham para melhorar produtos existentes. A equipe do Brasil conquistou medalha de ouro em Abu Dhabi. Além dessa, já ganhou uma de prata, duas de bronze e um diploma de excelência em edições anteriores.

5. Mecânica de Refrigeração

O técnico em Mecânica de Refrigeração é o responsável por instalar equipamentos de forma segura, diagnosticar problemas e corrigir falhas em aparelhos de refrigeração e ar condicionado. Nessa ocupação, o Brasil já ganhou seis medalhas na competição: quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Relacionadas

Leia mais

Vagas abertas em cursos pagos e gratuitos do SENAI
Inovação precisa estar no centro da estratégia para empresas serem competitivas, diz diretor-geral do SENAI
5 cursos do SENAI para você ganhar dinheiro com as delícias do Natal

Comentários