Vencedores do Prêmio Inova Talentos 2017 são anunciados em solenidade do IEL em Curitiba

Iniciativa busca aproximar indústria e centros de pesquisa das universidades para transformar pesquisas em negócios, produtos e serviços

Vencedores do Prêmio Inova Talentos 2017

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) anunciou nesta segunda-feira (30), em cerimônia realizada em Curitiba, os vencedores do Prêmio Inova Talentos. Na categoria Equipe Destaque, os ganhadores foram Lucas Campos Silva (bolsista), Otávio Gomes de Oliveira (tutor) e Núbya Faria (profissional do IEL), da Mediphacos Indústrias Médicas S.A., de Minas Gerais. A equipe desenvolveu o projeto chamado Design de estruturas hápticas para plataformas de lentes intraoculares multifocais tóricas, o que incluiu etapas como a conceituação, o design, modelagem matemática e computacional, e prototipagem.

A segunda colocação ficou com Lorena Maciel (bolsista), Fernanda Bastos (tutora) e Núbya Faria (profissional do IEL), da BS Pharma, de Minas Gerais; e em terceiro lugar ficaram Rodrigo Silva (bolsista), Thiego Oliveira (tutor) e Silviane Melo (profissional do IEL), da Fiat Chrysler Automobiles, de Perbambuco.

Na categoria Artigo Destaque, a vencedora foi a bolsista Aline da Silva Sampaio, da empresa Norvinco, de Alagoas. Ela desenvolveu uma tecnologia para acondicionamento e transporte de produtos termossensíveis. O projeto consiste em uma caixa ecotérmica sustentável e inovadora, produzida a partir de materiais 100% reciclados. Esta é uma solução em embalagem para substituir caixas térmicas, como o isopor.

O segundo lugar ficou com Juliana Marques Bicalho, da Labtest Diagnóstica S.A., de Minas Gerais. O terceiro colocado foi Lucas Campos Silva, da Mediphacos (MG), que ficou em primeiro lugar na categoria Equipe Destaque.

INOVA TALENTOS – Criado em 2013 para estimular a inovação nas empresas, o Inova Talentos incentiva a aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa das universidades para a transformação das pesquisas em negócios, produtos e serviços.

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. Em seguida, bolsistas, jovens profissionais com até três anos de formação universitária, se candidatam para receber bolsas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

O Prêmio Inova Talentos é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pelo IEL, com o apoio da CNI. O projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Relacionadas

Leia mais

Parceria do IEL prevê financiamento de empresas do Inova Talentos com o Cartão BNDES
Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2017
Inovação é a chave para indústria automobilística avançar na agenda de sustentabilidade

Comentários