SENAI promove competição de mulheres em sistema de energia solar

Elas terão de montar um pequeno sistema autônomo e serão avaliadas por uma banca de profissionais

No próximo dia 1º de novembro, o SENAI de Taguatinga, no Distrito Federal, realiza o workshop O Talento feminino na profissão de instalador de sistema fotovoltaico, para fomentar a presença de mulheres na formação e na profissão. O evento, que será na Casa Solar, é promovido em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência responsável pela cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, da Federação das Indústrias do Distrito Federal  (FIBRA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A ação faz parte da campanha #mulheresdeenergia, uma ação em busca da equidade de gênero nas carreiras técnicas em eficiência energética e energias renováveis. A campanha é coordenada e executada pelo SENAI, MEC e GIZ em parceria com outras instituições do setor. 

O Workshop, exclusivo para mulheres, contará com a presença de profissionais da área que falarão sobre as suas trajetórias e também haverá um desafio tecnológico. As mulheres terão de montar um pequeno sistema solar fotovoltaico autônomo e deixá-lo funcionando. Cada equipe terá à disposição uma parede para a montagem, os equipamentos, ferramentas e instrumentos necessários. Os grupos serão avaliados por uma banca de profissionais que vão analisar itens como o funcionamento do sistema e o design do projeto.

As vencedoras receberão uma bolsa para o curso de instalador de sistemas fotovoltaicos, oferecida pelo SENAI-DF. Para Samira Azevedo, pesquisadora do CTGAS-ER (Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis, do SENAI-RN), as mulheres têm habilidades importantes para o setor. “A preocupação das mulheres com os detalhes contribui para a qualidade operacional dos sistemas de energia fotovoltaica”, explica.

EMPREGOS E EMPREENDEDORISMO - Números do Ministério de Minas e Energia (MME) mostram que o mercado de energia solar no Brasil é promissor e, consequentemente, a presença feminina no setor tende a crescer. O MME  lançou um plano de estímulo para atrair R$ 100 bilhões em investimentos privados para a geração de energia solar até 2030. 

Com esses investimentos, segundo o ministério, haverá muitas oportunidades de emprego, além do impulso ao empreendedorismo na área. Para cada MW solar, devem ser gerados entre 25 e 30 empregos. “A energia fotovoltaica e outras fontes de energias renováveis tendem a ser incorporadas na matriz energética brasileira com bastante intensidade. Precisamos preparar profissionais para as carreiras relativas a esta demanda por energia”, explica Roberta Knopki, engenheira na equipe da iniciativa Profissionais para Energias do Futuro, desenvolvida pela GIZ. Ela destaca também que os homens ainda são maioria no setor, e que é preciso atrair mulheres para as profissões de tecnologia.  “Hoje apenas 4% dos profissionais formados nos cursos técnicos ligados a energia solar são mulheres.  É importante criar condições para recebê-las e estimulá-las a estudar e ingressar na profissão”, ressalta.

SAIBA MAIS
Evento: Workshop “O talento feminino na profissão de Instaladora de Sistemas Fotovoltaicos
Quando: 01/novembro, das 8h às 12h
Local: SENAI Taguatinga -  Área Especial 02, Taguatinga Norte, Brasília - DF, 72115-950

Relacionadas

Leia mais

No caminho da inovação e da sustentabilidade
Inovação no Brasil vai na contramão do mundo
Institutos SENAI de Inovação ganham nova sede em Santa Catarina

Comentários