Provas em games 3D e logística são novidades da WorldSkills Abu Dhabi

A maior competição de profissões técnicas do mundo começa no domingo nos Emirados Árabes Unidos com duas novas ocupações em disputa que apontam tendências do mercado de trabalho

A maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, aponta, a cada dois anos, as maiores tendências e novidades das profissões técnicas. Nesta 44ª edição, que começa domingo (15) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o torneio vai testar, pela primeira vez, duas novas modalidades que ganham cada vez mais importância no mercado de trabalho: Arte em Games Digitais 3D e Estrutura de Logística de Transporte.

Competidores de nove países serão os primeiros a disputar medalhas de ouro, prata e bronze na ocupação Arte em Games Digitais 3D. A modalidade terá participantes dos Emirados Árabes Unidos, da Austrália, da China, da Espanha, da Finlândia, da Coreia do Sul, da Rússia, de Singapura e do Reino Unido. Eles terão de definir o estilo, as cores e os temas de um jogo digital, além de desenhar as formas dos objetos em 3D.

Os avaliadores vão julgar as características do projeto do ponto de vista dos clientes, incluindo criatividade da proposta e o realismo dos componentes do game. Segundo a consultoria Newzoo, o setor de games movimentou US$ 99,6 bilhões no ano passado no mundo. A China, os Estados Unidos e o Japão são os países onde o segmento mais gerou receitas. O Brasil está na 12ª posição nesse ranking, mas o mercado de produção de jogos virtuais cresce de forma acelerada no país.

Já os competidores de Estrutura de Logística de Transporte terão de resolver dificuldades que normalmente ocorrem para levar um produto de um ponto a outro do planeta e propor soluções para o transporte de bens por meio terrestre, aéreo, marítimo e ferroviário. Os juízes vão avaliar questões como cumprimento da legislação e eficiência do projeto. Jovens de Singapura, da Áustria, da Rússia e da China vão disputar medalhas nessa área. Ao todo, a WorldSkills Abu Dhabi reunirá mais de 1.200 jovens de 68 países que vão competir, durante quatro dias – de domingo a quarta-feira – em 52 ocupações técnicas. Os participantes são estudantes ou jovens profissionais de até 23 anos de idade no ano em que se realiza o torneio.

TECNOLOGIA - Nos bastidores da competição, também há mudanças, com a introdução de mais tecnologia. Os avaliadores de cada uma das modalidades vão utilizar tablets para inserir as notas. A previsão também é que sejam amplamente utilizadas no torneio máquinas da chamada Indústria 4.0 – com capacidade de comunicação digital entre si, com alta precisão tecnológica e comandos touch.

A WorldSkills Abu Dhabi introduz ainda uma nova forma de avaliação dos competidores. Em vez de notas de 0 a 10, os especialistas vão apontar a qualidade do projeto desenvolvido em critérios que vão de 0 a 3. A menor nota será atribuída a produto considerado abaixo do padrão exigido pela indústria e a maior pontuação será para o produto avaliado como inovador e com padrão de excelência.

“Há muitas novidades nesta edição e será um desafio para todas as equipes. Mas percorremos todas as possibilidades em todos os escopos de requisitos técnicos, em todas as habilidades necessárias para realização de projetos-teste e acreditamos que a delegação brasileira está muito bem preparada”, explica o gerente de Olimpíadas e Concursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), José Luis Gonçalves Leitão, que é um dos delegados técnicos da WorldSkills International.

A delegação brasileira neste ano contará com 56 alunos e ex-alunos do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vão competir em 50 ocupações. A meta é manter o Brasil no topo do pódio do torneio, já que o país foi o grande campeão da última edição, em 2015, em São Paulo. Os jovens brasileiros ficaram à frente de representantes de nações que são referência educacional, como Coreia do Sul e Alemanha.

SAIBA MAIS - Acesse o infográfico especial e conheça todos os competidores da delegação brasileira. Quer acompanhar a participação do nosso país no mundial de profissões técnicas? Acesse o site Brasil na WorldSkills.
 

Relacionadas

Leia mais

Mostra de moda do SENAI apresenta peças inclusivas e sustentáveis
SENAI apresenta ações inclusivas no Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão
SENAI promove acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência

Comentários