Medo do desemprego sobe e alcança segunda maior marca da série histórica, informa CNI

Apesar dos sinais de recuperação da economia e a queda no desemprego, instabilidade política e incerteza sobre retomada do crescimento ainda contribuem para receio de demissão no futuro próximo

A economia brasileira tem apresentado sinais de recuperação, tanto na produção quanto no mercado de trabalho. No entanto, o índice do medo de desemprego subiu para 67,7 pontos, em setembro, o segundo mais elevado da série histórica, iniciada em 1996. O indicador, divulgado nesta sexta-feira (6), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou alta de 1,6 ponto em relação à medição de julho e está acima da média histórica de 49,0 pontos.

O índice mostra a percepção do brasileiro e suas perspectivas em relação ao emprego. “Se uma pessoa tem receio de que ela ou alguém próximo venha a perder o emprego, isso reflete na alta do indicador”, explica Maria Carolina Marques, economista da CNI. Segundo ela, fatores como a instabilidade política e incertezas sobre a retomada do crescimento influenciam a piora no indicador. “As notícias positivas da economia vêm acompanhadas por notícias negativas e há, ainda, 12 milhões de desempregados”, observa.

SATISFAÇÃO COM A VIDA – O índice de satisfação com a vida permaneceu praticamente estável, em relação a julho: subiu de 65,9 pontos para 66,0 pontos. O patamar foi mantido por influência da região Sudeste, onde o indicador subiu 1,3 ponto, no comparativo. Na contramão, houve forte queda no Norte-Centro-Oeste, de 2,6 pontos. Na região Nordeste, o índice caiu 0,1 ponto e, no Sul, 0,7 ponto.

Esta edição da pesquisa realizou 2.000 entrevistas em 126 municípios, entre 15 e 20 de setembro de 2017.

SAIBA MAIS - Acesse a página dos Índices do Medo do Desemprego e Satisfação com a Vida para conhecer todos os detalhes do levantamento.

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga na próxima semana o ICEI, a Sondagem Industrial e a Sondagem Indústria da Construção
Entenda os desafios na aplicação da nova legislação trabalhista
Indústria reafirma compromisso com desenvolvimento sustentável

Comentários