Indústria reafirma compromisso com desenvolvimento sustentável

Encontro de representantes do setor nesta quarta-feira (4), em Brasília, faz um balanço dos últimos cinco anos em relação à contribuição empresarial para a agenda da sustentabilidade

O evento acontece na sede da CNI, em Brasília

Cinco anos após a Rio+20, a indústria brasileira reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Representantes do setor estão reunidos na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, nesta quarta-feira (4), para a sexta edição do CNI Sustentabilidade. O intuito é fazer um balanço dos avanços da indústria nos últimos anos em relação a aspectos de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Veja outros temas:

Desenvolvimento sustentávelEducação STEAMEficiência energética e Telemedicina


De acordo com a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, a indústria está comprometida com o desenvolvimento sustentável. “No entanto, a transição para um novo modelo de produção deve ser apoiado por políticas públicas amplas de apoio às empresas. Entre as medidas propostas estão estímulos a investimentos em inovação e em tecnologias sustentáveis e incentivos e desoneração tributária para empresas que usem recursos naturais de maneira mais eficiente”, destaca.

No evento, foram apresentados 14 estudos setoriais que trazem experiências empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável no país. A adesão cada vez maior do setor industrial aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), é destaque nas publicações. A própria CNI é representante do setor na Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituída pela Presidência da República.

As  iniciativas apresentadas vão da promoção do emprego e renda e da educação a ações de inovação e conservação do meio ambiente. Entre as experiências de destaque, está a criação pela Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee) no ano passado de um sistema coletivo de logística reversa para equipamentos eletroeletrônicos. A Green Eletron surgiu para dar maior eficiência e reduzir custos das empresas por meio do compartilhamento de infraestrutura de gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos para atender à legislação. A iniciativa contribui para o ODS 12, que trata de produção e consumo responsáveis.

Outra iniciativa é a plataforma educativa Educação para o Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Litorâneas, da Repsol Sinopec Brasil. A iniciativa, que atende ao ODS 4, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, oferece qualificação profissional a comunidades litorâneas do Rio de Janeiro e São Paulo.  Os cursos são ministrados em uma unidade móvel equipada com computadores e kits multimídia que atendem 25 alunos por turma. Nas aulas são oferecidas palestras nas áreas de saúde e meio ambiente e cursos voltados para a comunidade pesqueira, como gestão de resíduos do mar, processamento de pescados, manutenção preventiva de motores, radioamador, pescador profissional e marinheiro auxiliar de convés e outras atividades relacionadas à atividade da pesca. Desde que foi criada, em julho de 2009, a Plataforma Educativa beneficiou 12 mil pessoas de 18 cidades.

Para incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) criou o projeto Retalho Fashion, para organizar a coleta, triagem e venda de resíduos têxteis no município de São Paulo. Além disso, a iniciativa busca criar condições socialmente justas de trabalho. Com isso, atende ao ODS 8, que visa o emprego digno e o crescimento econômico, e o ODS 12, de produção e consumo responsáveis.

ENERGIA – Já a Siemens traz soluções para eletrificação dos transportes, redes inteligentes de distribuição de energia, digitalização da indústria e da área de saúde, que contribuem o ODS 7, que prevê energia acessível e limpa. As turbinas para geração de energia a partir de biomassa e eólica ajudaram os clientes da empresa a reduzir 3 milhões de toneladas de carbono por ano. Internamente, a companhia também investe em tecnologias para reduzir as emissões. Em 2016, as operações da Siemens no Brasil reduziram 32% das emissões frente 2014.

Um projeto de mapeamento costeiro dos municípios baianos de Canavieiras, Una e Belmonte para verificar o grau de sensibilidade de cada tipo de contorno da costa a potenciais derrames de óleos foi realizado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção. O material, que inovou ao inserir variáveis temporais, como variações de correntes, ventos dos rios, conforme as estações do ano e as horas de maré, foi disponibilizado para as comunidades locais como ferramental importante para a conservação local. A iniciativa atende a metas do ODS 9, de indústria, inovação e infraestrutura.

AVANÇOS E DESAFIOS – No Documento Nacional do Setor Industrial, a CNI destaca que, durante os últimos cinco anos, em que o país teve de enfrentar situações críticas como a escassez hídrica, constatou-se que o desafio da indústria vai além da necessidade de se adequar a uma legislação cada vez mais restritiva, mas também se preparar para a escassez e aumento dos preços dos recursos naturais utilizados como insumo. Os dois aspectos afetam o desempenho das empresas e um mercado global cada vez mais  competitivo. Para ter uma ideia, a crise hídrica na Região Sudeste contribuiu para o fechamento de mais de 3 mil empregos em empresas localizadas na Bacia Piracicaba-Capivari-Jundiaí, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

A CNI ressalta ainda o papel central do Estado como um dos importantes indutores econômico da mudança. Prover ambiente um institucional capaz de permitir que as iniciativas do setor privado voltadas à sustentabilidade tenham viabilidade econômica é essencial. Além disso, na visão da entidade, para o avanço da agenda de sustentabilidade, é preciso ainda que seja implementado o ajuste fiscal para atração de investimentos, sobretudo, para prover a infraestrutura necessária ao desenvolvimento e à superação de gargalos sociais, como saneamento.

Entre os avanços na legislação nos últimos 5 anos está a publicação do novo Código Florestal, a ratificação do Acordo de Paris, que estabelece metas para redução das emissões de gases de efeito estufa, e a revisão do marco legal de acesso aos recursos genéticos da biodiversidade, que incentiva pesquisas e inovações de materiais da biodiversidade brasileira. Houve ainda muitos debates sobre a regulamentação do licenciamento ambiental, cujo projeto de lei está em tramitação no Congresso Nacional.

No estudo, destaca-se que a efetiva transição para padrões mais sustentáveis na produção indústria só ocorrerá quando as ações resultarem em agregação de valor para as empresas. Para isso, foram enumerados fatores regulatórios, mercadológicos e institucionais para que haja um efetivo engajamento da indústria com a sustentabilidade.
 

Imperativos para o engajamento da indústria com a sustentabilidade
Fator Descrição
Oportunidade de novos negócios O rumo ao desenvolvimento sustentável demanda uma nova gama de produtos e serviços voltados à redução de emissões de poluentes, ao cumprimento de padrões e normas ambientais, ao tratamento de efluentes, à geração de energia limpa, ao aproveitamento de resíduos, entre outras tantas oportunidades. De forma concomitante, há geração de valor para empresas e para a sociedade, sendo o desempenho empresarial a chave para soluções que proporcionem ganhos de escala.
Ganhos de competitividade e maior eficiência produtiva A compreensão do papel desempenhado pelo capital natural nos negócios permite economizar recursos de produção, como água e energia, ou ainda aproveitar resíduos como insumos, poupando recursos e reduzindo custos. Permite ainda minimizar riscos de fornecimento, economizar na compra de insumos e ter preferência em financiamentos e acesso a tecnologias.
Agregação de valor à marca As indústrias que alinham a estratégia de negócios com as prioridades do desenvolvimento sustentável serão as mais prováveis de obter de seu público-alvo e das demais partes interessadas a “licença de operação” mercadológica, o que assegura a elas diferencial competitivo. Em contrapartida, indústrias que dão atenção aos aspectos referidos estarão mais expostas aos riscos relacionados à credibilidade da marca e à exposição a críticas da mídia, das organizações ambientalistas e do público em geral, capazes de afetar seu posicionamento de mercado. 
Redução dos riscos (resiliência) A regulamentação crescente relacionada aos aspectos ambientais e climáticos tem onerado – e, por vezes, inviabilizado –  empreendimentos e operações. Antecipar diretrizes, regulamentos e normas sobre exigências e condicionantes ambientais permite que as empresas reduzam o risco regulatório e, consequentemente, os custos associados.

Na mesma linha, a compreensão das limitações de oferta de recursos naturais para o processo de produção permite desenhar estratégias relativas ao risco da diminuição de disponibilidade e aumento de preços desses insumos. 
Em ambas as situações – riscos regulatórios ou físicos – a incorporação de tais elementos na estratégia de negócios tende a ser um diferencial para as empresas mais atentas ao tema. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agenda do clima é alavanca para desenvolvimento econômico

Práticas sustentáveis precisam ser viáveis economicamente, diz presidente do Conselho de Meio Ambiente da CNI
 

Relacionadas

Leia mais

Práticas sustentáveis precisam ser viáveis economicamente, diz presidente do Conselho de Meio Ambiente da CNI
7 hábitos das pessoas altamente saudáveis e produtivas
Maioria dos brasileiros avalia SENAI e SESI como ótimos ou bons

Comentários