Estudantes do Mato Grosso conquistam o ouro no mundial de profissões técnicas

Os alunos do SENAI de Rondópolis (MT) foram considerados os melhores do mundo na Worldskills

O trio de ouro do SENAI (MT) conquistou o primeiro lugar em Manufatura Integrada

Thiago Lima, Mateus Gomes e Willon Santos. Estes são os três estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondonópolis, no Mato Grosso, que conquistaram a medalha de ouro em Manufatura Integrada, na maior e mais difícil competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills, que aconteceu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A dupla de Cuiabá, Mateus Santos e Matheus Costa, ficou com o bronze na ocupação de Estrutura de Moldes para Concreto.

Os rondonopolitanos receberam o título de Top One ao alcançar a melhor nota entre países como China, Coréia, Finlândia, Japão e Rússia. Desde 1983, quando o Brasil participou pela primeira vez do mundial, esta é a primeira vez que uma equipe de fora de São Paulo compete na ocupação Manufatura Integrada.

O ouro, além de coroar os quatro anos dedicados ao treinamento, também coloca Mato Grosso na vitrine da educação profissional. O estado do agronegócio agora desponta pela qualidade técnica dos profissionais da indústria, competindo de igual para igual com países de primeiro mundo.

“O sentimento é de dever cumprido. Fizemos o que estava ao nosso alcance e nos dedicamos muito para chegar a este momento. Foram quase quatro anos só para esta semana e não havia outro resultado: é ouro! Obrigado a Deus, à minha família, ao SENAI por essa oportunidade única de nossas vidas”, afirmou o estudante Willon Santos, ainda emocionado com o resultado.

WORLDSKILLS - A competição é uma vitrine de talentos e a porta de entrada para as maiores empresas do país e do mundo. Esta é a segunda vez que Mato Grosso leva competidores para o mundial. Em 2015, quando o torneio ocorreu no Brasil, em São Paulo, a dupla mato-grossense formada por Vanessa Silva e Wenderson Oliveira conquistou o bronze na ocupação de Construção de Estruturas para Concreto.

Para a diretora regional do SENAI de Mato Grosso, Lélia Brun, a instituição está escrevendo o nome na história da maior e mais importante competição técnica do mundo - e essa é a demonstração clara das competências dos estudantes formados pelo SENAI.  “Não há dúvidas de que Mato Grosso está repleto de jovens talentosos que, ao receber uma educação de qualidade, são potencializados e podem ser destaque em qualquer lugar do mundo. Nossos profissionais são realmente completos e essas medalhas são o mérito de uma instituição que faz a diferença na vida das pessoas e da indústria”, conclui.

A  WorldSkills reuniu estudantes de 68 países. Entre eles, 56 brasileiros. O desempenho dos estudantes é parte de um conjunto de indicadores que ajuda o SENAI a avaliar e atualizar os currículos dos seus cursos. O conhecimento adquirido durante o torneio reverte-se em novas práticas pedagógicas levadas às salas de aula que beneficiam todos os alunos da instituição.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa
Conheça os medalhistas brasileiros da WorldSkills 2017
VÍDEO: Brasil é vice-campeão do mundo em educação profissional

Comentários