Confiança do empresário atinge 56 pontos e está acima da média histórica, informa CNI

Industriais mantêm o otimismo em relação às condições atuais e futuras das  empresa e da economia. Confiança é maior nas grandes empresas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 56 pontos em outubro. Com a leve alta de 0,3 ponto frente a setembro, o indicador está 3,7 pontos acima do registrado em outubro de 2016, informa a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (23). "O índice permanece acima da sua média histórica, de 54 pontos, pelo segundo mês consecutivo", observa a CNI. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 pontos indicam empresários confiantes.

A expectativa, explica o economista da CNI Marcelo Azevedo, é que a confiança continue aumentando nos próximos meses. "Isso é imprescindível para estimular os investimentos", afirma Azevedo. A confiança é maior nas grandes indústrias. Nesse segmento, o ICEI de outubro ficou acima da média nacional e alcançou 58,6 pontos. Nas média, o indicador foi de 54,3 pontos e, nas pequenas, de 52,3 pontos.

O ICEI é formado pelas avaliações dos empresários em relação às condições atuais e futuras das empresas e da economia. Em outubro, o índice sobre as condições atuais ficou estável e o de expectativas para os próximos seis meses aumentou 0,4 pontos e ficou em 58,8 pontos.

O ICEI antecipa tendências de investimento na indústria. Empresários otimistas em relação ao desempenho presente e futuro das empresas e da economia tendem a investir mais. Isso é decisivo para a reativação da atividade, a criação de empregos e a volta do crescimento econômico.

Essa edição da pesquisa foi feita entre 2 e 17 de outubro com 3.097 indústrias. Dessas, 1.208 são pequenas, 1.175 são médias e 714 são de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para saber todos os detalhes da pesquisa.
 

Relacionadas

Leia mais

CNI vence categoria regional do Prêmio Aberje pelo lançamento da Agenda Legislativa 2017
CNI e bancada feminina da Câmara dos Deputados debatem inserção da mulher no mercado de trabalho
Medo do desemprego sobe e alcança segunda maior marca da série histórica, informa CNI

Comentários