Alunos do SESI conquistam 26 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

A disputa é voltada a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país e busca difundir o conhecimento e fomentar o interesse de crianças, adolescentes e jovens pela astronomia, astronáutica, física e outras ciências

Os alunos do SESI de Minas Gerais conquistaram 26 medalhas na 20ª edição da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA). A disputa, que é voltada para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país, busca difundir o conhecimento e fomentar o interesse de crianças, adolescentes e jovens pela astronomia, astronáutica, física e outras ciências. Os resultados das provas, realizadas em março, só foram conhecidos em setembro.

Na prova constavam dez perguntas, sete de astronomia e outras três de astronáutica, de múltipla escolha e dissertativas. A OBA é dividida em quatro categorias. Sendo as três primeiras para alunos do ensino fundamental e a última, para o ensino médio.

Desde sua criação, em 1988, oito milhões de estudantes já participaram da disputa. Neste ano, o SESI/MG participou com nove escolas e 492 alunos. Os resultados não poderiam ser melhores: 26 medalhas - sendo 4 de ouro, 8 de prata e 14 de bronze. Além disso, a instituição teve 8 alunos selecionados para  participarem das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2018.

Para a gerente de Educação Básica do SESI, Maria Conceição Caldeira, a Olimpíada leva aos alunos muito mais do que apenas o ensino da astronáutica. "A OBA dá oportunidade para todos os estudantes de vivenciarem situações de aprendizado de uma forma muita intensa, que vai além de apenas o ensino de dentro de sala de aula". Segundo ela, o aprendizado por meio da competição estimula os alunos a se interessarem pela metodologia científica, matemática, física e tecnologia.

JORNADA ESPACIAL
O aluno do SESI de Patos de Minas Leonardo Francisco Rocha Amaral, medalhista de ouro na OBA, também tem outros motivos para celebrar. O estudante foi um dos 60 alunos escolhidos para participar da Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos, polo aeroespacial do Brasil. A ação selecionou os jovens com melhores notas em astronáutica para uma imersão no assunto.

Cada aluno terá a oportunidade de conhecer importantes agentes do setor como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA), além de outros institutos de pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SESI de Pelotas (RS) se classificam para feira de ciência em Portugal
SESI inaugura Museu Digital de Campina Grande
Brasil leva 4,5 anos em média para promulgar acordos negociados com outros países

Comentários