SENAI usa aplicativo com tecnologia de holografia para melhorar aprendizado

Unidade de Tubarão, em Santa Catarina, é a primeira a utilizar aplicação em sala de aula. SENAI também utiliza outras inovações para otimizar ensino da educação profissional

Imagine explorar um motor elétrico e todos os seus componentes por meio da tecnologia de holografia de óculos de realidade mista. Isso é possível graças ao aplicativo HoloSENAI, um projeto desenvolvido pelo SENAI de Santa Catarina em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para facilitar as aulas práticas de cursos técnicos oferecidos aos estudantes, como o de Automação Industrial. Por meio dessa aplicação, é possível interagir com um motor elétrico, por exemplo, como se estivesse no mundo real.

O projeto levou sete meses para ficar pronto. “É um aplicativo didático para manutenção de motor padrão trifásico. Porém, é possível simular outras peças ou até mesmo situações que o nosso aluno enfrentará na indústria. Esse tipo de tecnologia permite mesclar as realidades. É possível simular uma situação de risco sem expor o estudante ao risco”, explica o especialista André Ramos, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais do SENAI em Tubarão, cidade em que o aplicativo vem sendo utilizado em fase de testes desde o início do ano.

Uma das principais vantagens do aplicativo é a interatividade que ele oferece, pois, segundo Ramos, os recursos são acionados por comandos de voz e tem captura de gestos. “Como temos uma interface digital inserida no mundo digital conseguimos potencializar muitos conceitos que no mundo real seria impossível demonstrar, como o campo magnético gerado no motor. Dessa forma, o aluno se torna protagonista do seu próprio aprendizado”, acrescenta.

"Trata-se de uma ferramenta absolutamente diferenciada para aprender e um novo recurso para o trabalhador da indústria. O SENAI é o primeiro a publicar um app para óculos de realidade mista no Brasil", conta o especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional, Bruno Duarte.

Com óculos de realidade mista é possível ver os detalhes do motor elétrico estudado no curso de Automação Industrial

MAIS TECNOLOGIA - Além do HoloSENAI, a instituição desenvolveu um simulador que ensina a montagem e desmontagem de peças da área de Mecatrônica. Relatos de professores e estudantes que tinham dificuldade de compreender o funcionamento de diversas peças deram origem a este recurso. “Este é um aplicativo gamificado - à medida que o aluno avança, ele ganha pontos - que demonstra no ambiente virtual os detalhes de alguns itens da Mecatrônica”, conta Ramos. 

Na área de Logística, o SENAI desenvolveu um vídeo 360º mostrando a operação da empresa de logística Gam, voltada à indústria farmacêutica. O tour interativo pode ser acessado de dispositivos móveis (como celulares e tablets inseridos em um cardboard) e permite ao usuário escolher as trilhas que quer seguir dentro da empresa. A própria empresa passará a utilizar o recurso no treinamento de novos colaboradores.

O núcleo de inovação do SENAI em Tubarão é referência no país em desenvolvimento de tecnologias educacionais. Em 2016, dois aplicativos criados em Santa Catarina, voltados aos cursos técnicos de Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Redes de Computadores e Eletrotécnica, foram disponibilizados para download, beneficiando cerca de 80 mil estudantes. 

O aplicativo de realidade aumentada permite usar a câmera do celular para reconhecimento de imagens impressas nos livros didáticos e, assim, ter acesso a conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados que possibilitam interagir com o conteúdo. Depois de fazer o download, não é preciso acessar a internet para usar o aplicativo. Confira como funciona o aplicativo.

Já o SENAI APP propõe desafios técnicos de aprendizagem aos alunos por meio de recursos do celular, como fotos, vídeos ou recursos de áudio. O primeiro curso contemplado foi o de Automação Industrial. Em casa, o aluno pode montar um diagrama elétrico, por exemplo, tirar uma foto e enviá-la ao professor para avaliação. Também pelo aplicativo, o professor dá retorno sobre o desempenho dos alunos e, se isso for feito com a turma inteira, os alunos recebem medalhas e aparecem num ranking. 

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI brilham em noite de moda no Museu do Amanhã
Alunos do SENAI que conquistaram 2º lugar em mundial de profissões técnicas são homenageados no Planalto e no Senado
Reportagem do Jornal da Band destaca Projeto Indústria 2027

Comentários